A seleção brasileira masculina de vôlei terá contra a anfitriã China a grande oportunidade de embalar rumo ao terceiro ouro olímpico de sua história. A partida será hoje às 9 horas (de Brasília), no Capital Gymnasium.
É um confronto que pegou muita gente de surpresa. Esperava-se vitória da Rússia sobre a Polônia na última rodada da fase de classificação, e um confronto do Brasil contra Bulgária ou Itália nas semifinais tanto que vários jogadores fizeram avaliações sobre esses dois adversários, ressaltando que o jogo contra a Alemanha, o último da fase de classificação, tinha servido para treinar a recepção e superar um bloqueio mais "pesado" como o dos búlgaros.
A surpreendente derrota russa, no entanto, colocou o time comandado por Bernardinho em confronto direto com a anfitriã China, que tem jogadores liderando quase todas as estatísticas do torneio olímpico. O treinador diz estar contente com os recentes progressos do time brasileiro no passe e em vários fundamentos e acha que o grupo tem condições de chegar à decisão de mais uma medalha de ouro, a terceira do vôlei masculino em Jogos.
O meio-de-rede Gustavo acha que o time deve respeitar os chineses para evitar uma surpresa. "O jogo das quartas-de-final é o mais complicado, porque quem perder está fora da briga por medalhas. Temos de entrar com tudo e concentrados", afirmou. "Chegou a hora da verdade, em que não é permitido falhar. Todos os adversários são praticamente iguais e o nível será muito forte", completou Bernardinho.
Do lado chinês, o Brasil é encarado como "adversário de primeira classe" no torneio olímpico. "Esse jogo vai nos ajudar a melhorar a confiança", disse o técnico Zhou Jianan. Nas entrelinhas, o técnico deixa claro que, em circunstâncias normais, seu time não tem condições de derrotar o Brasil.
Outro problema que afeta o time chinês é a contusão de Yuan Zhi, que lesionou os dois joelhos em recente partida contra o Japão. O técnico acredita que será preciso fazer algumas mudanças de ordem tática para diminuir o impacto da ausência do jogador na equipe, de forma a tentar ganhar do Brasil.
O vencedor do confronto vai enfrentar nas semifinais o ganhador do encontro entre Itália, segunda do grupo A, e Polônia, terceira do B. Este duelo aconteceria na madrugada de hoje. Os outros jogos que determinarão os semifinalistas dos Jogos de Pequim são: Rússia (segunda do grupo B) e Bulgária (terceira do A), realiazado no fim da noite de ontem, e EUA (primeiros do A) e Sérvia (quarta do B), às 11h de hoje.
Na TV
Brasil x China, às 9 horas, na RPC TV e SporTV 2.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara