Nuremberg Derrotados na estréia, Japão e Croácia se enfrentam hoje, em Nuremberg, às 10h (horário de Brasília), pela segunda rodada do Grupo F. O perdedor do confronto praticamente dará adeus à Copa do Mundo.
O técnico da seleção japonesa, o brasileiro Zico, recebeu durante a semana críticas por todos os lados. Imprensa, torcedores e até o presidente da Federação Japonesa de Futebol, Saburo Kawabuchi, pediram mudanças no esquema tático.
A principal reclamação foi em relação a uma substituição no segundo tempo da partida contra a Austrália. Aos 33 minutos, ainda vencendo por 1 a 0, Zico tirou o atacante Atsushi Yanagisawa e colocou o jogador de meio-campo Shinji Ono. Após a alteração, a equipe recuou e sofreu a virada de 3 a 1.
Coincidência ou não, Zico já confirmou algumas alterações. O esquema tático deixará de ser o 3-5-2 e passará a ser o 4-4-2. O meia Mitsuo Ogasawara, capitão do Kashima Antlers, ganha uma posição entre os titulares. "Precisamos criar mais espaço e tentar mais chutes ao gol", disse o jogador.
Nakamura, que sofreu uma lesão na coxa, está recuperado e deverá estar em campo.
Convencido de que, apesar da derrota para o Brasil (1 a 0), realizou uma boa estréia, o técnico croata Zlatko Kranjcar afirmou que nada será mudado em relação à postura de sua equipe. Ele assistiu à estréia dos japoneses e comentou as falhas apresentadas. "Nós vimos os erros cometidos por eles nos últimos dez minutos da partida e esperamos aproveitar", afirmou o treinador.
O meia Niko Kovac, que sofreu uma lesão na costela ao dividir uma bola com o volante Zé Roberto, ainda não se recuperou totalmente e é dúvida. O atacante Ivica Olic, que sofreu um estiramento na coxa, não deverá estar em campo.
Em Nuremberg
JAPÃOKawaguchi; Kaji, Miyamoto, Nakazawa e Alex; Ogasawara, Nakata, Fukunishi e Nakamura; Takahara e Yanagisawa. Técnico: Zico
CROÁCIAPletikosa; Simic, Kovac e Simunic; Srna, Tudor, Kovac, Babic e Kranjcar; Klasnic e Prso. Técnico: Zlatko Kranjcar
Estádio: Frankenstadion.Horário: 10 h (Brasília).Áribro: Frank de Bleeckere (BEL)