• Carregando...
Alex posa ao lado de sua estátua de tamanho real em Istambul | Divulgação Fenerbahçe
Alex posa ao lado de sua estátua de tamanho real em Istambul| Foto: Divulgação Fenerbahçe

O norte-americano Ryan Hunter-Reay conquistou o título da temporada da Fórmula Indy na madrugada deste domingo (16), ao contar com um vacilo do favorito Will Power. Líder do campeonato até então, o australiano sofreu uma batida durante a etapa de Fontana, nos Estados Unidos, e desperdiçou mais uma chance de faturar seu primeiro troféu na categoria.

Power, que tinha 17 pontos de vantagem, já havia batido na trave em 2010 e 2011. Nas duas ocasiões o algoz foi o escocês Dario Franchitti. Desta vez, quem atrapalhou seus planos foi Hunter-Reay, que encerrou um jejum de conquistas norte-americanas na Indy. O último local a vencer na categoria havia sido Sam Hornish Jr., em 2006.

Líder do campeonato na maior parte da temporada, Power precisava chegar em segundo lugar para garantir o título, sem depender de qualquer outro resultado dos rivais. Em um cenário mais desfavorável, poderia chegar até em 10.º, desde que Hunter-Reay não passasse da 3.ª posição.

O cenário amplamente favorável, contudo, se desfez na 55.ª das 250 voltas da etapa oval de Fontana. O australiano rodou na pista, acertou o muro e precisou abandonar a prova. Hunter-Reay, então, aproveitou sua chance, ganhou seguidas posições no restante da corrida e cruzou a linha de chegada em 4.º - precisava estar entre os 5 primeiros para assegurar o título.

"Eu simplesmente percorri 500 milhas como se minha vida dependesse disso. Não acredito que somos campeões da Indy. Não consigo acreditar. Meu sonho se tornou realidade", comemorou o norte-americano, que terminou o campeonato com 468 pontos, apenas três à frente de Power. Scott Dixon ficou em terceiro, com 435, seguido de perto pelo brasileiro Hélio Castroneves, que chegou aos 431 pontos ao ficar em quinto na última corrida do campeonato.

Tony Kanaan ficou em nono lugar geral, com 351 pontos, após chegar em 18.º em Fontana. Seu companheiro de equipe Rubens Barrichello não conseguiu completar a prova. Ele abandonou na volta 108 por problemas no motor. Rubinho terminou o campeonato na 12ª colocação, com 289 pontos.

O vencedor da etapa foi o norte-americano Ed Carpenter, sem chances de título, seguido do escocês Dario Franchitti e do neozelandês Scott Dixon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]