Pesquisa ainda não mostra efeito da tevê
- video
A nova pesquisa Ibope/RPCTV, divulgada nesta sexta-feira (24), aponta um empate técnico entre três candidatos que disputam a prefeitura de Curitiba. A margem de erro do levantamento é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos.
O candidato Ratinho Júnior (PSC) está com 27% das intenções de voto - com a margem de erro pode ter entre 23% e 31%. Luciano Ducci (PSB) aparece com 23% - com a margem de erro varia de 19% a 27%. Já Gustavo Fruet (PDT) tem 21% - com a margem de erro pode ter entre 17% e 25%.
Rafael Greca (PMDB) tem 6% das intenções de voto - variando entre 2% e 10%. O candidato do PSol, Bruno Meirinho, tem 1% dos votos entre zero e 5% na margem de erro, segundo o Ibope. Os demais candidatos não pontuaram. Votos brancos e nulos somam 10% do total dos entrevistados. Eleitores que não sabem ou não responderam a pesquisa totalizam 12%.
Metodologia
A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto. Foram ouvidas 602 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no dia 19 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número 00066/2012.
Comparação
Na comparação com a primeira pesquisa Ibope, divulgada em 10 de agosto, o candidato Ratinho Jr teve um crescimento. Ele passou de 23% para 27% das intenções de voto. Ducci variou de 25% para 23% e Fruet passou de 24% para 21%.
A primeira pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 7 e 9 de agosto com 602 entrevistados, com idade a partir de 16 anos, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), sob o protocolo n° 00040/2012. A margem de erro é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos.
Eleições em Debate | 4:43
A nova pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta-feira, permite mostrar quem caiu e quem subiu nos últimos dias na preferência do curitibano. Mas ainda não registrou o efeito da campanha na tevê: apenas um programa gratuito foi ao ar antes do levantamento.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia