O torcedor do Icasa pôde respirar mais aliviado após a vitória de 3 a 1 da equipe em cima da Portuguesa, nesta terça-feira (12), em Juazeiro do Norte. André Neles entrou no segundo e abriu o placar. Restando cinco minutos para o fim do tempo regulamentar, Zé Carlos empatou para a Lusa, mas ainda houve tempo para Assizinho garantir a vitória com mais dois gols.
Com a vitória, o Icasa pulou para 36 pontos e ganhou duas posições, aparecendo agora em 11º lugar. A vantagem para o Santo André, o 17º, é de sete. Já a Portuguesa permaneceu com 40 e é oitavo. São oito pontos a menos que o Bahia, o quarto.
O jogo
Nem mesmo o calor de mais de 30° fez com que os jogadores entrassem com menos vontade em campo. Principalmente os donos da casa, mais acostumados com o clima. Eles foram para cima da Lusa e menos de dez minutos perderam boas chances com Marciano e Sérgio.
Com o passar do tempo, a Portuguesa equilibrou o jogo sob o comando de Marco Antônio e seus lançamentos precisos para Fabinho e Luís Ricardo. Os atacantes da Portuguesa, no entanto, esbarraram na boa atuação do goleiro Marcelo Pitol, que defendeu dois chutes no cantinho direito.
O lance mais bonito da etapa inicial saiu dos pés de Carlinhos. O meia soltou uma bomba de fora da área e quase acertou o ângulo esquerdo de Uéverton, aos 39. A bola saiu por muito pouco.
Enfim os gols no segundo tempo
Com o calor mais ameno na volta do intervalo, as equipes aumentaram ainda mais o ritmo. E começou com uma bola na trave de Marciano, logo aos três minutos, após indecisão de Fabrício na hora de proteger a bola pelo lado esquerdo.
Mas a Portuguesa não demorou muito para mostrar que estava no jogo. Seis minutos depois, Luís Ricardo recebeu na área pelo lado direito, driblou Marcelo Pitol e ficou sem ângulo. O cruzamento do atacante passou na frento gol, quase em cima da linha, e Fabinho não conseguiu alcançar.
Depois foi a vez do zagueiro Thiago fazer uma "defesa". Fabinho entrou na área e encobriu Marcelo Pitol. O jogador do time cearense, quase em cima da linha, tirou de cabeça e colocou para escanteio.
O susto fez com o Icasa acordasse de novo. E se os titulares não resolviam, coube a André Neles, que entrou no segundo tempo, abrir o placar para os donos da casa, aos 22 minutos. Após cruzamento da direita para a segunda trave, Assizinho ajeitou de cabeça para o meio, e o atacante, um pouco com a coxa, um pouco com a barriga, empurrou a bola para o gol. Na comemoração, o jogador desceu para o vestiário para comemorar e voltou pouco depois.
A Lusa ainda teve uma última grande chance aos 40 minutos. E aproveitou. Após cobrança de escanteio da direita, Ademir Sopa desviou no meio da área, e Zé Carlos aproveitou para chutar do outro lado, quase sem ângulo, e empatar. Assim como André Neles, o atacante entrou durante a etapa final.
Mas o fim do jogo acabou sendo mesmo de Assizinho. O baixinho e veloz atacante do Icasa aproveitou dois contra-ataques e definiu a vitória dos cearenses por 3 a 1. O segundo deles com direito a toque com categoria por cima do goleiro Uérverton.