O Comitê Olímpico Internacional (COI) tirou ontem a medalha de bronze conquistada pela China nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, na prova por equipes feminina da ginástica artística. Os Estados Unidos herdarão a medalha.
A punição ocorreu porque a China mentiu sobre a idade de uma de suas integrantes na prova, Dong Fangxiao, que na época tinha 14 anos. Como atletas menores de 16 anos não podem competir, a idade da ginasta acabou sendo adulterada pelos chineses.
A confirmação da idade de Fangxiao ocorreu em fevereiro, quando a Federação Internacional de Ginástica (FIG) invalidou todas as marcas de Fangxiao na Olimpíada de 2000 e solicitou ao COI que retirasse a medalha da China, o que foi feito ontem. Dong Fangxiao nasceu em 23 de janeiro de 1986, data que foi alterada para 20 de janeiro de 1983 para que ela pudesse competir em Sydney. Com a descoberta da farsa, ela também foi desclassificada nas provas individuais.
Na disputa por equipes da ginástica artística feminina nos Jogos de Sydney, a medalha de ouro foi para a Romênia e a prata ficou com a Rússia.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião