Ilsinho, ex-São Paulo, entrou em litígio com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O jogador brasileiro reivindicou o pagamento de quatro meses de salários atrasados e solicitou sua liberação imediata do clube pelo qual foi campeão ucraniano este ano. O jogador aguarda a liberação da Fifa para definir seu futuro. Seu agente, Frederico Pena, acredita que tudo deverá ter se resolvido até o término da Copa do Mundo.
"Ilsinho deu entrada no pedido de liberação do Shakhtar e aguardamos uma resposta da Fifa, em breve, para negociarmos com seu futuro clube. Ele está de férias no Brasil e deverá continuar treinando por conta própria durante este período para manter a forma, acredito que teremos uma definição até o fim da Copa do Mundo," afirmou Pena.
Logo que chegou ao Shakhtar, em 2007, Ilsinho se tornou um dos jogadores mais importantes da equipe. Conquistou o Campeonato Ucraniano nas temporadas 2007/2008 e 2009/2010, a Copa da Ucrânia em 2007 e a inédita Copa da Uefa em 2008/2009. Totalmente adaptado ao país, Ilsinho lamentou o desfecho de sua passagem pela Ucrânia.
"Fui muito feliz no Shakhtar, que foi minha primeira experiência no exterior. Conquistei títulos importantes, como a histórica Copa da Uefa, que nenhuma outra equipe ucraniana tinha conquistado, e fiz amigos. Infelizmente fiquei quatro meses sem receber, tentei negociar, mas não houve solução. Agora vou esperar a decisão da Fifa para definir meu futuro. Acho que será benéfico para a minha carreira respirar novos ares," avaliou.