Confira abaixo 13 fotos que marcaram o noticiário esportivo paranaense em 2018. Momentos de alegria e tristeza, seja no gramado ou nas quadras.
>> MERCADO DA BOLA 2019: confira o vai e vem do seu clube no mercado
Campeão da Sula
O Athletico conquistou um título inédito em 2018, a Copa Sul-Americana. É o primeiro campeonato internacional do estado. Com dois empates em 1 a 1 na final, diante do Junior Barranquilla, o Furacão sagrou-se campeão nos pênaltis. De quebra, ainda quebrou o recorde de público da Arena, que havia sido batido pelo Paraná no ano anterior (em partida diante do Internacional, pela Série B).
LANCE CAPITAL
— Esportiva (@gpesportiva) December 13, 2018
O momento mágico do TÃTULO sul-americano do Athletico (@atleticopr) de um jeito que você não viu... A torcida tirou com o olho pic.twitter.com/E6hL96heMM
Operário top
O Operário foi novamente campeão brasileiro. Dessa vez, da Série C. Depois do empate em Ponta Grossa, o Fantasma venceu o Cuiabá por 1 a 0 e levantou a taça em plena Arena Pantanal. Em 2019, além do Paranaense, o clube disputará a Série B, onde encontrará Coritiba, Paraná e Londrina.
Coritiba caótico
O Coritiba deixou a desejar em 2018. Apesar do título do primeiro turno do paranaense, o Alviverde não se encontrou em campo durante toda a temporada. Só na Série B foram quatro técnicos (Sandro Forner, Eduardo Baptista, Tcheco e Argel Fucks). Quando Argel chegou, existia até uma preocupação com rebaixamento no campeonato. Tendo o maior orçamento de cotas da televisão, o time amargou apenas uma 10.ª colocação na Segundona. Desempenho que culminou em agitação nos bastidores do clube. Ao fim da temporada, alguns conselheiros do clube tentaram fazer o pedido de impeachment do presidente Samir Namur. Após momentos conturbados e diversas reuniões, o pedido foi arquivado.
Pato Branco em festa
Pela primeira vez um time paranaense foi campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF). Conquista do Pato Futsal, que venceu o Atlântico Erechim, no Rio Grande do Sul. A festa foi grande no retorno do time, com direito a desfile pelas ruas de Pato Branco (no interior do Paraná).
Thiago Nunes, rei do Ruralzão
Primeiro título da carreira levou Tiago Nunes às lágrimas na Arena. O Athletico foi campeão paranaense pela primeira vez desde que passou a usar o time sub-23 no estadual (em 2016 utilizou o principal). Marco para o posicionamento do clube e que novamente repetirá a estratégia em 2019. Mal sabia Nunes que ainda conquistaria a América no mesmo ano.
Voltou, mas não disputou
O Paraná Clube voltou à elite do futebol brasileiro após 10 anos. Porém, a campanha foi muito aquém do esperado. Rebaixado com seis rodadas de antecedência, o time ainda amargou o recorde de maior sequência sem vitórias no campeonato brasileiro (18 rodadas). Fruto de uma montagem de elenco precipitada e que tentou amenizar os erros durante a campanha, o Tricolor já programava 2019 enquanto ainda cumpria tabela na Série A. Agora, brigará para retornar à primeira divisão novamente.
A volta do vôlei
Curitiba voltou a ter uma equipe feminina de vôlei. Após 14 anos do fim do Rexona Sports, em 2018 foi anunciado o Curitiba Vôlei. Contando com o comando da ex-tenista Gisele Miró, a equipe espera aos poucos retomar um espaço no cenário, além de trazer o esporte novamente para a cidade, tentando atingir o público de outrora.
Athletico, ex-Atlético
Um novo Athletico. No dia anterior à final da Copa Sul-Americana, o clube apresentou seu novo nome, nova identidade visual, uniforme e novos mascotes, que já entrarão em vigor já em janeiro. Mudança total, encabeçada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Furacão, Mario Celso Petraglia. Com apenas algumas semanas desde a apresentação, as novidades dividem a torcida.
Vila alagada
Ainda em março desse ano, a Vila Capanema passou por momentos complicados. Em uma tarde de tempestade na capital, o cenário que se viu no estádio foi esse: campo, vestiários, arquibancadas e estacionamento alagados. Porém, não houve maiores estragos e nenhum jogo precisou ser removido do estádio. Outra novidade do clube é de que o clube garantiu a posse da Vila Capanema por mais 30 anos.
Dago artilheiro
O Londrina mais uma vez brigou pelo acesso até as rodadas finais da Série B. Apesar de não conquistar o acesso, o Tubarão ficou com o artilheiro da competição. Um velho conhecido do futebol paranaense: Dagoberto. Hoje com 35 anos, Dagoberto foi fundamental na campanha do Londrina esse ano e, por isso, pode continuar na equipe na próxima temporada.
Desliga o celular
Campanha bem sucedida? Em maio, na 5.ª rodada do Brasileirão, o Athletico realizou uma campanha inusitada: o goleiro Santos apareceu com um celular em mãos no campo, poucos instantes antes da bola rolar. Logo no dia seguinte o clube esclareceu: se tratava de uma parceria com a Uber em pról da responsabilidade no trânsito, durante o mês do maio amarelo. Apesar das boas intenções, como não houve notificação à CBF por parte do Furacão, houve punição de R$ 50 mil ao clube e de um jogo de suspensão ao camisa 1.
Solamente
Na partida entre Paraná e Vasco, em São Januário, contou com um fato inusitado: havia apenas um torcedor do Tricolor na área de visitantes do estádio. Imagem que mostra a paixão do torcedor, que (provavelmente) mesmo morando longe de seu time do coração, aproveita os poucos momentos que tem para vê-lo em campo. Na situação do Paraná, isso pesa ainda mais. O time não empolgava e brigou na ZR o campeonato inteiro.
Torcida única tosca
Se de um lado temos o torcedor isolado apoiando o time, do outro temos a política de torcida única. Implementada no dia 16 de maio, em confronto pela Copa do Brasil contra o Cruzeiro (derrota por 2 a 1), o Athletico passou o ano proibindo torcedores visitantes de usarem a vestimenta de seus clubes e não reservou espaço para eles na Arena da Baixada. Medida que causou alguns atritos ao longo do ano, como nos jogos contra o Internacional, Vasco e Corinthians (todos pelo Brasileirão). A medida foi uma sugestão do Ministério Público do Paraná aos times da capital, e o Furacão foi o único a adotá-la.
Tabela Copa Libertadores 2019
**
Grupo de WhatsApp futebol
O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião