A imprensa alemã celebra nesta sexta-feira (10) a vitória no vôlei de praia masculino nos Jogos Olímpicos de Londres, em um país onde a modalidade é praticada como passatempo em suas praias do norte, todas muito frias.
"Milagre na areia", afirma o jornal mais popular da Alemanha, o Bild, que recorda que os campeões, Julius Brink e Jonas Reckerman, são os primeiros europeus a conquistar o ouro nesta modalidade, após quatro edições dominadas por americanos (3) e brasileiros (1).
"O mar do Norte vence Copacabana na praia de Downing Street", afirma o site da revista Die Zeit.
Pouco mais de oito milhões de telespectadores assistiram à vitória de Brink e Reckerman sobre Alison e Emanuel por 2 a 1 na noite de quinta-feira (9), segundo o canal ZDF, o que representa 33,5% das TVs ligadas.
"O vôlei de praia está estabelecido na Alemanha. Começou a ganhar popularidade no início dos anos 90 e celebrou seu primeiro êxito olímpico com uma medalha nos Jogos de Sydney-2000", afirmou Holger Brusch, diretor de comunicação da Federação Alemã de Vôlei.
Segundo Brusch, este é um dos esportes mais praticados pelos alemães durante as férias. "É praticado em todos os lugares onde há areia, não apenas na beira do mar, mas também perto dos lagos", disse.
Em Berlim, no local onde ficava o muro que separava a Alemanha Ocidental e Oriental, agora existe a maior superfície de areia da Europa, com 49 quadras de vôlei de praia, abertas de maio a setembro, na chamada "BeachMitte", homenagem ao nome do bairro.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas