Foi como se nada tivesse acontecido. Ao contrário do que costuma fazer em relação a grandes e polêmicas transferências de jogadores de futebol, a imprensa espanhola deu pouco destaque ao fim da novela Real Madrid - Ronaldo - Milan. Nesta terça-feira, após uma negociação demorada, finalmente os dois clubes fecharam a transação , que envolve o pagamento de 7,5 milhões de euros pelo time italiano para ter o atacante brasileiro, que já começou a fazer testes físicos no rubro-negro italiano . O Fenômeno ficará em Milão até junho de 2008. Segundo o blog "Futebol, coisa & tal...", do jornalista Gilmar Ferreira , neste período o Flamengo tentaria montar um projeto de marketing para viabilizar a vinda do jogador para seu clube do coração.
O jornal esportivo "Marca", principal jornal esportivo espanhol, praticamente ignorou a venda de Ronaldo, preferindo dar mais destaque aos testes de Fernando Alonso pela McLaren, em Valência. As publicações genéricas limitaram a cobertura a pequenas notas.
O também esportivo "As", de Barcelona, foi o único que deu espaço significativo para a transferência do atacante de 30 anos. O jornal criticou veladamente o técnico do Real Fabio Capello, que forçou a saída de Ronaldo. O "As" também escreveu editorial analisando o fim da era dos "Galacticos" no clube.
- O Real Madrid empobreceu seu elenco, o brilho dos Galacticos foi embora, mas isso não é o pior. O pior é essa galáxia foi morta devido às indecisões e brutalidade de Capello, que não correspondeu às expectativas em nenhum aspecto - disse o editor Alfredo Relano.
Brasileiros lamentam saída
Na Espanha, os fãs parecem estar divididos se a decisão de vender Ronaldo foi acertada. Dos 25 mil participantes de uma enquete feita pelo "Marca", 54% disseram que o Real Madrid errou. Mas outros 46% concordaram com a atitude da diretoria do clube.
Mas jogadores e treinadores da Espanha foram unânimes em dizer que a transferência de Ronaldo para a Itália foi uma perda para o Campeonato Espanhol, que ficou conhecido mundialmente como "Liga das Estrelas".
- Ter o Ronie (apelido de Ronaldo) na Liga era maravilhoso em função de sua qualidade e tudo o que conquistou na carreira - disse Ronaldinho Gaúcho na semana passada, quando ficou claro que Ronaldo sairia do Real Madrid.
- O futebol espanhol está perdendo muito com a saída dele. Para mim ele é o melhor do mundo e o Real vai sentir falta dele - declarou Marcos Assunção, jogador do Bétis.
Em quatro anos e meio, Ronaldo marcou 104 gols pelo Real Madrid, muitos deles fundamentais em sua maior conquista nos últimos anos, o Campeonato Espanhol de 2002/2003. Mas na atual temporada, já com Capello no comando da equipe, o brasileiro jogou pouquíssimo, sendo titular em apenas três jogos em 20 realizados pelo clube, tendo marcado apenas um gol.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo