• Carregando...

Palco das cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o Maracanã não passou em um teste de segurança. Depois da visita de uma comissão ao Rio de Janeiro, em março, e de negociações com a Polícia Federal, órgãos de segurança americanos, entre eles a CIA – Agência Central de Inteligência - vetaram a presença de autoridades no estádio.

Maracanã só tem áreas cercadas por vidro nos camarotes e nas cabines de TV

A área VIP do Maracanã não é considerada segura. E segurança, para eles, significa vidro blindado. No estádio, as únicas áreas cercadas por vidros são os camarotes e as cabines de TV, mas elas não são blindadas.

Todos os atletas poderão participar dos desfiles. Chefes de estado, prefeitos e governadores vão ter de assisti-los pela televisão.

- O Maracanã não tem área blindada. Esse é um requisito mínimo para que autoridades americanas tenham proteção assegurada – explica uma fonte ligada à segurança dos Jogos.

O presidente da Suderj e secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Paes, disse que não recebeu nenhuma solicitação para a blindagem. Mas ele acredita que tal medida não será necessária.

O alto do custo para a blindagem é um problema para a Suderj. E o jeito será buscar outra solução para poder receber autoridades nacionais. A sala do secretário servirá de área VIP para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

- Da minha sala até o anel do Maracanã há um longo percurso de área livre. Sugeriram que eu mandasse blindar, mas o custo é altíssimo. Mas vamos tapar, isso vamos. Não estou sabendo de nenhuma exigência americana e o CO-Rio não me solicitou nada. Caso venha a receber algum tipo de pedido referente à blindagem, o farei na medida do possível – diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]