A Uefa divulgou nesta segunda-feira a lista de indicados ao prêmio de melhor jogador do futebol europeu da última temporada. E a Inter de Milão, atual campeã europeia, dominou a lista de indicações, com cinco jogadores entre os 12 atletas concorrentes à honrarias em quatro posições diferentes.
Entre os 12 indicados, três são os brasileiros Julio Cesar, Lúcio e Maicon, todos da equipe italiana. O goleiro titular do Brasil na última Copa do Mundo concorrerá ao prêmio de melhor jogador da sua posição na Europa com Lloris, do Lyon, e Valdés, do Barcelona. Já o zagueiro e o lateral-direito brigarão pelo título de melhor jogador de defesa com Piqué, do Barcelona.
Os outros dois jogadores da Inter de Milão indicados a prêmios são o meia holandês Sneijder e o atacante argentino Milito. O primeiro deles concorrerá ao posto de melhor meio-campista com Xavi, do Barcelona, e com o também holandês Robben, do Bayern de Munique. Já o jogador da Argentina divide a concorrência à honraria de melhor atacante com o seu compatriota Messi, do Barcelona, e o inglês Rooney, do Manchester United.
Com isso, o Barcelona ficou logo atrás da Inter na lista de indicações, com quatro concorrentes, sendo todos eles são de posições diferentes, enquanto Lyon, Manchester e Bayern tiveram um representante cada um. O time alemão teve apenas um indicado mesmo tendo sido vice-campeão da última Liga dos Campeões.
Já na disputa entre os países, o Brasil divide a liderança no número de indicados com a Espanha, com três cada um, enquanto a Argentina e a Holanda têm dois concorrentes cada. A Inglaterra, com Rooney, e a França, com Lloris, ostentam apenas um jogador cada na briga pela honraria promovida pela Uefa.
Os concorrentes ao prêmio da Uefa foram eleitos pelos 16 treinadores que avançaram às oitavas de final da última edição da Liga dos Campeões. Os vencedores da premiação serão anunciados no próximo dia 26, em Monaco, quando serão sorteados os grupos da próxima edição da principal competição interclubes do futebol europeu.
Confira os concorrentes aos prêmios da Uefa:
Melhor goleiro
Julio Cesar (Inter de Milão)
Hugo Lloris (Lyon)
Víctor Valdés (Barcelona)
Melhor defensor
Lúcio (Inter de Milão)
Maicon (Inter de Milão)
Gerard Piqué (Barcelona)
Melhor meio-campista
Xavi Hernández (Barcelona)
Arjen Robben (Bayern de Munique)
Wesley Sneijder (Inter de Milão)
Melhor atacante
Lionel Messi (Barcelona)
Diego Milito (Inter de Milão)
Wayne Rooney (Manchester United)
Como Bolsonaro se prepara para reagir ao indiciamento por suposto golpe
Corte de gastos do governo: quais as medidas que Haddad pode anunciar nesta quarta
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
“Era atendimento religioso”, diz defesa de padre indiciado com Bolsonaro