A Austrália conquistou, neste sábado, o título do Mundial Feminino de Basquete vencendo a Rússia, na final, por 91 a 74 (43 a 35 no primeiro tempo). Invicta em toda a competição, com nove vitórias em nove jogos, a Austrália passa a integrar o grupo de quatro países que já venceram o torneio, ao lado de EUA, URSS e Brasil.
Penny Taylor é eleita a MVP do Mundial
O primeiro quarto foi muito equilibrado. Com erros e acertos dos dois lados, as equipes buscavam estudar-se e somente atacar no momento certo, sem arriscar jogadas mais ousadas. A tensão por estar em uma final acabou prejudicando mais a Rússia, que cometeu erros infantis e permitiu que a Austrália, que teve o reforço da armadora Kristi Harrower, recuperada de uma lesão muscular na coxa direita, terminasse o período em vantagem: 19 a 15.
No segundo quarto, com mais controle da partida, as australianas abriram 15 pontos de vantagem no placar. As russas, no entanto, mantiveram o estilo de jogo, cadenciando e calcando as jogadas na pivô Maria Stepanova, de 2,02m, que terminou a primeira metade do jogo como cestinha, com 13 pontos, ao lado da australiana Penny Taylor. Com isso, a diferença começou a diminuir, e terminou o perído em apenas oito pontos: 43 a 35.
No segundo tempo, com uma defesa mais agressiva sobre Stepanova, a Austrália conseguiu diminuir a produtividade ofensiva da gigante russa e, com isso, aumentar a sua vantagem no placar. Com boas atuações de Belinda Snell e Kristi Harrower, e um show de Penny Taylor, que marcou nove pontos apenas neste quarto, as australianas terminaram o período 14 pontos à frente das russas, liderando o placar por 69 a 55.
No último período, com uma boa vantagem, a Austrália não teve problemas para administrar a partida e esperar o tempo passar para fazer a festa no Ginásio do Ibirapuera, comemorando o título inédito e a eleição da ala Penny Taylor a jogadora mais valiosa (MVP) do Mundial pela Fiba.
AUSTRÁLIA 91 X 74 RÚSSIAGinásio: Ibirapuera, em São Paulo (SP)Árbitros: Diego Rougier (ARG), Sérgio Pacheco (BRA) e Nancy Ethier (CAN).
AUSTRÁLIAHarrower (15 pontos), Snell (12), Taylor (28), Whittle (8) e Jackson (16). Entraram: Phillips (0), Bevilaqua (4), Screen (0), Randall (2), Grima (2), Summerton (4) e McInerny (0).Técnica: Jan Stirling
RÚSSIA5 - Rahmatulina (8 pontos), 6 - Vodopyanova (5), 9 - Shchegoleva (15), 10 - Korstin (10) e Stepanova (17). Entraram: 4 - Arteshina (10), 7 - Demagina (0), 8 - Abrosimova (0), 12 - Karpunina (), 13 - Karpova (7), 14 - Osipova (0) e 15 - Lisina (0).Técnico: Igor Grudin
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa