O sérvio Novak Djokovic segue devastador em 2011. Invicto na temporada, ele obteve a sua 18.ª vitória consecutiva neste domingo para conquistar o Masters 1.000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, naquele que foi o seu terceiro título no ano. E o tenista desta vez superou na final o espanhol Rafael Nadal, líder do ranking mundial, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2, após 2h25min de confronto.
Djokovic também foi campeão do Aberto da Austrália e do Torneio de Dubai neste ano e irá iniciar esta segunda-feira como novo segundo colocado do ranking mundial, posto que ele passou a ostentar após superar o Roger Federer na semifinal de Indian Wells, desbancando o suíço para a terceira colocação da ATP.
Outra prova de que Djokovic vive grande fase é o fato de que ele superou um retrospecto altamente desfavorável diante de Nadal para ser campeão em Indian Wells. Ele obteve neste domingo a sua oitava vitória em 16 duelos contra o espanhol, que no ano passado bateu o sérvio no ATP Finals de Londres e no US Open.
Neste domingo, Nadal entrou forte no jogo e, aproveitando duas das seis chances que teve de quebrar o saque do sérvio, fechou o primeiro set em 6/4, apesar de ter tido o seu serviço quebrado em uma oportunidade.
A partir do segundo set, porém, Djokovic passou a atuar de forma consistente e foi beneficiado pela queda brusca de rendimento do saque de Nadal, que teve míseros 25% de aproveitamento com o seu primeiro serviço, contra 68% de seu rival. E, desta forma, o sérvio foi feliz em duas das cinco chances que teve de quebrar o saque do rival para fazer 6/3, apesar de também ter sido vencido por uma vez com o serviço na mão.
Já no set derradeiro, Nadal se manteve mal no saque e, com um aproveitamento de apenas 45% no primeiro serviço, foi quebrado por duas vezes seguidas por Djokovic, que abriu 4 a 0 e depois apenas precisou confirmar os seus saques para liquidar o confronto em 6/2.
FIM DO TABU - Além de festejar o triunfo sobre o líder do ranking mundial e se manter com 100% de aproveitamento no ano, Djokovic acabou com um tabu neste domingo. Ele nunca havia vencido Nadal em uma final, depois de ter sido derrotado pelo espanhol em jogos que valiam títulos em cinco oportunidades: em Indian Wells (2007), Queen's (2008), Montecarlo e Roma (2009) e no US Open (2010).
Esse título foi o 21.º da carreira de Djokovic, que tem apenas 23 anos de idade, e o segundo obtido em Indian Wells. Ele foi campeão do torneio norte-americano também em 2008, enquanto Nadal levantou a taça da competição em 2007 e 2009.
Eleições em 2025 serão decisivas na disputa entre esquerda e direita na América do Sul
Exército inaugura primeira unidade militar brasileira especializada em destruir tanques
Qual será a agenda econômica para 2025?
Desempenho fraco de alunos de escolas privadas em matemática expõe crise da educação no Brasil
Deixe sua opinião