Imbituba, SC – O havaiano Andy Irons impediu que o norte-americano Kelly Slater conquistasse o heptacampeonato mundial de surfe ontem, em Santa Catarina. Ambos venceram suas baterias – contra os brasileiros Heitor Alves e Guilherme Ferreira, respectivamente – e prosseguem o duelo pelo título hoje, quando a etapa brasileira do World Tour Championship (WCT) deve ir até as semifinais.

CARREGANDO :)

Se Irons (segundo colocado no ranking, com 7.128 pontos) fosse eliminado, Slater (líder com 7.896) seria campeão. Porém as chances de o circuito ser definido no Brasil continuam grandes. O havaiano precisa estar pelo menos nas semifinais para evitar a comemoração do opositor e levar a decisão para a última etapa, no Havaí, em dezembro.

"Não entendo porque vocês estão em volta de mim me perguntando sobre ser campeão. Quero vencer, mas nada ainda está decidido. Preciso acompanhar o resto do campeonato", falou Slater, no momento em que saía da água e esperava pelo resultado do rival.

Publicidade

Nas ondas, simultaneamente à entrevista d hexacampeão, Andy Irons tinha muito trabalho para ganhar de Heitor Alves (o triunfo teve apenas 1,5 ponto de diferença). Ao sair do mar, o havaiano reconheceu que as possibilidades de título são difíceis, mas não impossíveis.

"Amanhã (hoje) será um grande dia. As chances de decisão continuam e eu sigo com possibilidades. O título está longe, mas vou continuar tentando", disse o atual tricampeão do tour, que foi surpreendido pelo retorno de Slater à areia para atender o público no momento em que falava com os repórteres.

A Praia da Vila ficou lotada em plena tarde de segunda-feira para ver a possível decisão. O assédio dos fãs brasileiros assusta até as estrelas do surfe. Eles garantem não estar acostumados a toda essa tietagem.

"Nem na minha terra natal eu sou tão assediado. Não entendo bem porque isso ocorre aqui", disse Slater, que pouco depois pediu ajuda aos seguranças para escapar a multidão que esperava por um autógrafo. "Isso é ridículo", murmurou, enquanto esperava a ação da organização.

Entre os brasileiros, o único classificado para as oitavas-de-final é o carioca Raoni Monteiro. Hoje mais seis surfistas do país podem chegar a esta rodada da competição.

Publicidade

O jornalista viaja a convite da Associação dos Surfistas Profissionais.