• Carregando...

Histórico

Acompanhe a trajetória do nadador a partir de Pequim:

- Agosto de 2008 – Deixa Pequim com oito ouros, diz que nunca mais nada os 400 m medley, avisa que vai se aventurar em provas de velo­­cidade e sai de férias.

- Janeiro de 2009 – Após ir a várias baladas, participar de eventos, programas de TV, viajar e engordar 5 kg, o nadador volta aos treinos.

- Fevereiro de 2009 – Foto de Phelps fumando maconha é divulgada. Nadador pede desculpas e é suspenso por três meses.

- Maio de 2009 – Volta a com­­­­petir, mas nada muito acima de seus melhores tempos. Nadador dis­­pu­­ta os 50 m e os 100 m em GP nos EUA.

- Julho de 2009 – Garoto-propaganda da Speedo, festeja a ideia de restrição aos maiôs high-tech. No Mundial de Roma, perde os 200 m livre, prova em que costumava reinar absoluto. O autor da façanha é o alemão Paul Biedermann, que nada com maiô totalmente impermeável e também pulveriza o recorde mundial.

- Agosto de 2009 – Termina o Mundial com cinco ouros e uma prata.

- Maio de 2010 – Após passar nove meses afastado das competições internacionais, ele volta no GP de Charlotte, mas não mostra os bons tempos de antes.

O feito de dois anos atrás, obtido na piscina olímpica de Pequim, continua emblemático. Mas, aos poucos, Michael Phelps parece perder a aura de imbatível. Dono de oito ouros nos últimos Jogos, o norte-americano na­­dou pouco nesta temporada e não atingiu os resultados que costumava exibir.

Em julho, em Paris, nadou mal um de seus principais estilos. Foi bronze nos 200 m livre, prova que dominou até o meio de 2009, e último nos 100 m, distância em que quis se aventurar após dar show nas piscinas de Pequim.

À época, admitiu não ter condições de disputar em igualdade de condições. Seu técnico, Bob Bow­­­­man, chiou e deus sinais de falta de comprometimento do pupilo famoso.

A partir de hoje, na Califórnia, Phelps tenta mostrar que voltou à condição de favorito. No Campeo­­nato Norte-Americano, começa o caminho rumo aos Jogos-2012.

O evento é classificatório para o Pan Pacífico, em agosto, e para o grupo que disputará lugar no Mun­­dial-2011.

Ou seja, quem não nadar bem na Califórnia pode ficar fora do principal evento em piscina longa (de 50 m) que antecede os Jogos de Londres, em 2012. "Será uma com­­petição mais mental do que física", disse o nadador, ontem.

O programa de provas mostra um Phelps mais centrado. Ele dei­­xou de lado a aventura nos 100 m livre e nadará os 200 m livre, os 100 m e 200 m borboleta, os 200 m medley e os 200 m costas.

"Estou mais motivado agora do que estive durante o ano todo", de­­clarou o atleta. O torneio será também a primeira grande chance no ano para os norte-americanos testarem seus tempos sem os maiôs hight-tech, banidos desde o início do ano. "Ainda veremos disputas aper­­tadas. Será interessante ver quem conseguirá fazer a transição. Vai nos mostrar quem está dis­­posto a trabalhar mais para estar em forma", analisou Phelps.

Resta saber se o nome dele estará nessa lista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]