Histórico
Acompanhe a trajetória do nadador a partir de Pequim:
- Agosto de 2008 Deixa Pequim com oito ouros, diz que nunca mais nada os 400 m medley, avisa que vai se aventurar em provas de velocidade e sai de férias.
- Janeiro de 2009 Após ir a várias baladas, participar de eventos, programas de TV, viajar e engordar 5 kg, o nadador volta aos treinos.
- Fevereiro de 2009 Foto de Phelps fumando maconha é divulgada. Nadador pede desculpas e é suspenso por três meses.
- Maio de 2009 Volta a competir, mas nada muito acima de seus melhores tempos. Nadador disputa os 50 m e os 100 m em GP nos EUA.
- Julho de 2009 Garoto-propaganda da Speedo, festeja a ideia de restrição aos maiôs high-tech. No Mundial de Roma, perde os 200 m livre, prova em que costumava reinar absoluto. O autor da façanha é o alemão Paul Biedermann, que nada com maiô totalmente impermeável e também pulveriza o recorde mundial.
- Agosto de 2009 Termina o Mundial com cinco ouros e uma prata.
- Maio de 2010 Após passar nove meses afastado das competições internacionais, ele volta no GP de Charlotte, mas não mostra os bons tempos de antes.
O feito de dois anos atrás, obtido na piscina olímpica de Pequim, continua emblemático. Mas, aos poucos, Michael Phelps parece perder a aura de imbatível. Dono de oito ouros nos últimos Jogos, o norte-americano nadou pouco nesta temporada e não atingiu os resultados que costumava exibir.
Em julho, em Paris, nadou mal um de seus principais estilos. Foi bronze nos 200 m livre, prova que dominou até o meio de 2009, e último nos 100 m, distância em que quis se aventurar após dar show nas piscinas de Pequim.
À época, admitiu não ter condições de disputar em igualdade de condições. Seu técnico, Bob Bowman, chiou e deus sinais de falta de comprometimento do pupilo famoso.
A partir de hoje, na Califórnia, Phelps tenta mostrar que voltou à condição de favorito. No Campeonato Norte-Americano, começa o caminho rumo aos Jogos-2012.
O evento é classificatório para o Pan Pacífico, em agosto, e para o grupo que disputará lugar no Mundial-2011.
Ou seja, quem não nadar bem na Califórnia pode ficar fora do principal evento em piscina longa (de 50 m) que antecede os Jogos de Londres, em 2012. "Será uma competição mais mental do que física", disse o nadador, ontem.
O programa de provas mostra um Phelps mais centrado. Ele deixou de lado a aventura nos 100 m livre e nadará os 200 m livre, os 100 m e 200 m borboleta, os 200 m medley e os 200 m costas.
"Estou mais motivado agora do que estive durante o ano todo", declarou o atleta. O torneio será também a primeira grande chance no ano para os norte-americanos testarem seus tempos sem os maiôs hight-tech, banidos desde o início do ano. "Ainda veremos disputas apertadas. Será interessante ver quem conseguirá fazer a transição. Vai nos mostrar quem está disposto a trabalhar mais para estar em forma", analisou Phelps.
Resta saber se o nome dele estará nessa lista.