Décima nona colocada no snowboard dos Jogos Olímpicos de Vancouver, Isabel Clark teve diagnosticada uma lesão no joelho direito provocada por desgaste - e decidiu abrir mão das últimas etapas da Copa do Mundo, em março. Ela terá de ficar quatro semanas em tratamento para, então, voltar a se preparar para seu principal objetivo: o Campeonato Mundial de La Molina, na Espanha, em janeiro de 2011.
Isabel deixou a competição em Vancouver com o joelho inchado e dolorido. Exames apontaram um edema na cabeça do osso femoral e tibial produzido por múltiplos impactos, além de perda de fibras no ligamento cruzado anterior. Os médicos não cogitam a necessidade de cirurgia.
"Em 2002 tive uma lesão no mesmo joelho, mas já estava totalmente recuperada um ano depois. Esta temporada foi muito forte, e na pista de Cypress forcei muito o joelho nos dias de treino e competição. Não é caso de operação. Eu preciso de tempo para o joelho cicatrizar sem forçá-lo com mais impactos", acrescenta a atleta.
Isabel não competirá em Valmalenco, na Itália, e La Molina, na Espanha. Ela pretende disputar os campeonatos brasileiro e sul-americano e uma etapa da Copa do Mundo.
"Gostaria de completar a temporada toda como tínhamos planejado, mas depois da competição em Cypress, senti que meu corpo estava precisando de um descanso para se recuperar. Não faz sentido fazer duas copas do mundo e me expor a possíveis impactos, quando a recomendação é justamente o contrário. Então, meu objetivo agora passa a ser a recuperação para os próximos desafios".
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas