Isabel Clark e Jacqueline Mourão tiveram um bom desempenho no último fim de semana, nas pistas nevadas de Canadá e República Tcheca. Isabel ficou em 15º lugar na Copa do Mundo de Stoneham (CAN) na modalidade boardercross, o que lhe garantiu 160 pontos FIS. Já Jacqueline ficou em 12º lugar nas classificatórias dos 5km clássico no Campeonato Mundial de Cross Country em LIberec (TCH), somando 195,32 pontos e ficando a poucos segundos da vaga para as finais - as 10 primeiras avançavam.
O resultado de Isabel marca a volta da snowboarder brasileira às finais de Copa do Mundo.
"Foi uma pista bem exigente. Tive dificuldade nos treinos mas na tomada de tempos consegui me superar. Nas finais estava bem confiante e andei rápido. Infelizmente uma atleta caiu na minha frente e acabei desequilibrando também. As pistas estão cada vez mais difíceis para as atletas femininas, provocando muitas quedas e lesões. Mas o trabalho que tem sido feito é muito bom e tenho melhorado a cada dia", completou a carioca, que tem a melhor marca brasileira da história em Jogos Olímpicos de Inverno, com o nono lugar conquistado em Turim-2006.
O boardercross de Stoneham foi vencido por Lindsey Jacobellis (EUA), seguida por Mellie Francon (FRA), Maelle Ricker (CAN) e Zoe Gillings (INGL).
Jacqueline Mourão, que participou de dois Jogos Olímpicos de Verão no mountain bike (Atenas-2004 e Pequim-2008) e busca vaga para sua segunda participação olímpica de inverno depois de Turim-2006.
"Por pouco não avancei às finais. A neve e o vento estavam fortes na prova", avaliou Jacqueline, que vem conseguindo manter sua meta de pontuar sempre abaixo dos 200 pontos. No esqui cross country, quanto menos pontos um atleta marcar, melhor, ao contrário do snowboard.
Na mesma prova, a também brasileira Mirlene ficou em 20º lugar, com 381,10 pontos. No masculino, Helio Freitas foi o 52º, com 475,05 pontos.