Jogadores israelenses e palestinos, acompanhados por autoridades esportivas e políticas, embarcaram para a Espanha nesta segunda-feira para promover a paz no Oriente Médio em um jogo amistoso contra o Barcelona.

CARREGANDO :)

O "Time da Paz", patrocinado pelo Centro da Paz do ex-governante de Israel Shimon Peres, inclui jogadores da seleção israelense e palestinos da região ocupada da Cisjordânia.

A maior parte do grupo embarcou em Tel Aviv para o jogo de terça-feira, que acontece no encerramento de um fórum de dois dias em Barcelona.

Publicidade

Líderes de todos os 25 membros da União Européia e dos dez vizinhos do Mediterrâneo estão reunidos na cidade para discutir assuntos de cooperação na região.

O técnico da seleção de Israel, Drod Kashtan, e seu companheiro de profissao palestino Jamal Hadeideh vão treinar o "Time da Paz".

"O futebol é uma linguagem que qualquer pessoa pode entender e fico feliz por fazer parte desta mensagem que alcançará o mundo através desta partida. A cooperação entre Israel e Palestina no futebol é uma coisa natural", disse Kashtan em comunicado.

Entre os 15 jogadores israelenses na equipe está o capitão da seleção nacional Avi Nimni, os zagueiros veteranos Arik Benado e Alon Harazi além de Abbas Suan e Walid Badir.

Doze jogadores palestinos completam a equipe do Oriente Médio, entre eles o capitão da seleção palestina Haldin Mahed Ali Aloara.

Publicidade

Os contatos esportivos entre israelenses e palestinos são raros e o centro esportivo de Peres para jovens de ambas origens, inaugurado em 2002, é uma das raras exceções.

O local afirma que tem 2.000 crianças se beneficiando das estruturas. O atacante do Real Madrid e da seleção brasileira Ronaldo visitou a turbulenta região este ano.