Toda a imprensa italiana destaca neste sábado a batalha campal ocorrida nesta sexta-feira durante uma partida do Campeonato Italiano de futebol na Sicília.

CARREGANDO :)

A confusão, que levou à suspensão de todos os campeonatos e amistosos disputados na Itália, terminou com um policial morto e dezenas de feridos.

O jornal esportivo "La Gazzetta dello Sport" estampa em sua capa a manchete "Policial morto. O futebol fecha". Além disso, publica uma foto que mostra os confrontos registrados durante o clássico siciliano entre o Catania e o Palermo.

Publicidade

A chamada de capa, sob o título "O inferno", traz informações sobre a batalha campal vivida em Catânia e o número de feridos, estimado em 150 pelo "Gazzetta".

O jornal dedica ainda outras cinco páginas aos incidentes com manchetes como: "Drama no hospital. O inspetor não se salva" e "Mulher e filhos destruídos", em referência à morte do policial Filippo Raciti, de 38 anos, casado e pai de duas crianças.

A publicação também traz declarações e condenações de dirigentes de futebol, entre elas as do comissário extraordinário da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Luca Pancalli, que ordenou a paralisação do campeonato. O presidente da Associação de Jogadores, Sergio Campana, propôs que a suspensão seja de um ano.

O jornal "Corriere dello Sport", sob a manchete "Morreu em guerra", publicou a mesma foto do "Gazzeta", que mostra torcedores do Catania jogando objetos contra a Polícia.

A publicação, que dedica outras seis páginas ao assunto, também utiliza palavras como inferno e publica declarações a respeito da suspensão do campeonato.

Publicidade

A imprensa geral deu destaque ao assunto, ainda que não de forma exclusiva como os jornais esportivos. O "La Repubblica" estampa em sua capa deste sábado "Guerra no estádio, morre um agente", logo acima de outra notícia intitulada "Prodi: este é nosso caminho para a paz", em referência à carta do chefe do Governo sobre a política externa italiana.

Outro grande jornal italiano, o "Corriere della Sera", publica como manchete "Morto um policial; o futebol sob comoção" e fala da "guerrilha em Catânia" e de "cerca de cem" de feridos.

O site oficial do Catania, um dos clubes envolvidos na confusão, está de luto oficial por causa dos tristes eventos no dia do clássico.