Toda a imprensa italiana destaca neste sábado a batalha campal ocorrida nesta sexta-feira durante uma partida do Campeonato Italiano de futebol na Sicília.
A confusão, que levou à suspensão de todos os campeonatos e amistosos disputados na Itália, terminou com um policial morto e dezenas de feridos.
O jornal esportivo "La Gazzetta dello Sport" estampa em sua capa a manchete "Policial morto. O futebol fecha". Além disso, publica uma foto que mostra os confrontos registrados durante o clássico siciliano entre o Catania e o Palermo.
A chamada de capa, sob o título "O inferno", traz informações sobre a batalha campal vivida em Catânia e o número de feridos, estimado em 150 pelo "Gazzetta".
O jornal dedica ainda outras cinco páginas aos incidentes com manchetes como: "Drama no hospital. O inspetor não se salva" e "Mulher e filhos destruídos", em referência à morte do policial Filippo Raciti, de 38 anos, casado e pai de duas crianças.
A publicação também traz declarações e condenações de dirigentes de futebol, entre elas as do comissário extraordinário da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Luca Pancalli, que ordenou a paralisação do campeonato. O presidente da Associação de Jogadores, Sergio Campana, propôs que a suspensão seja de um ano.
O jornal "Corriere dello Sport", sob a manchete "Morreu em guerra", publicou a mesma foto do "Gazzeta", que mostra torcedores do Catania jogando objetos contra a Polícia.
A publicação, que dedica outras seis páginas ao assunto, também utiliza palavras como inferno e publica declarações a respeito da suspensão do campeonato.
A imprensa geral deu destaque ao assunto, ainda que não de forma exclusiva como os jornais esportivos. O "La Repubblica" estampa em sua capa deste sábado "Guerra no estádio, morre um agente", logo acima de outra notícia intitulada "Prodi: este é nosso caminho para a paz", em referência à carta do chefe do Governo sobre a política externa italiana.
Outro grande jornal italiano, o "Corriere della Sera", publica como manchete "Morto um policial; o futebol sob comoção" e fala da "guerrilha em Catânia" e de "cerca de cem" de feridos.
O site oficial do Catania, um dos clubes envolvidos na confusão, está de luto oficial por causa dos tristes eventos no dia do clássico.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast