• Carregando...
 | Gabriel Bouys/ AFP
| Foto: Gabriel Bouys/ AFP

Copa das Confederações terá quatro campeões mundiais

Além de garantir a vaga para a final da Euro contra a Espanha, a Itália carimbou o passaporte para a Copa das Confederações do Brasil, no ano que vem. Como a Espanha já tem a vaga garantida por ser a atual campeã do mundo, a vaga do representante do continente europeu ficou para a equipe italiana.

Além de Itália e Espanha, últimas campeãs mundiais, o torneio contará com mais dois campeões do mundo. Uruguai, campeão da Copa América, e o Brasil, país sede. Ao todo serão doze títulos mundiais representados na competição.

Além dos consagrados campeões mundiais, estarão no torneio o Japão (campeão da Copa da Ásia), o México (campeão da Copa Ouro) e o Taiti, campeão da Copa das Nações da Oceania, no último dia 10. O participante da África ainda não foi definido.

A Copa das Confederações será realizada entre 15 e 30 de junho de 2013. O sorteio dos grupos da competição vai ocorrer em São Paulo, no Anhembi, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro deste ano.

  • Balotelli marcou os dois gols italianos no duelo com a Alemanha

Alemanha 0 x 2 ItáliaA Itália venceu a Alemanha por 2 a 1 na tarde desta quinta-feira (28), em Varsóvia, na Polônia, e decide o título da Eurocopa contra a Espanha, no próximo domingo (1.º), em Kiev, na Ucrânia.

Com dois gols do atacante Balotelli, aos 20 e 36 do primeiro tempo, a Azzurra se garantiu em sua terceira final do torneio continental. De quebra, manteve o tabu de nunca ter perdido para a rival em partidas oficiais. A Alemanha ainda chegou a descontar com Ozil, aos 46 da etapa final.

Duas últimas campeãs mundiais, Itália e Espanha vão fazer uma final inédita. A Fúria busca o tricampeonato da competição, o bi consecutivo. Já os italianos querem a segunda conquista.

O jogo

O primeiro tempo foi bem equilibrado. A Itália começou o jogo adiantando a marcação, impedindo o toque de bola do time alemão. Sem muito espaço, os alemães chegaram pela primeira vez em jogada individual de Hummels. Após uma falha da defesa italiana em cobrança de escanteio o volante cabeceou, mas Pirlo salvou em cima da linha. A Alemanha acertou o passe e começou a se impor no jogo.

A Azzurra insistia nos chutes de fora da área, mas chegou ao gol em uma bola alçada na área. Aos 19, Cassano levantou a bola e Balotelli subiu para cabecear firme para o fundo do gol alemão.

O jogo começou a ficar truncado com as duas equipes marcando firme e cometendo muitas faltas. Mas aos 36, Montovilo acertou um bonito passe do meio de campo para Balotelli. O atacante dominou e soltou o pé de fora da área marcando o segundo gol dele no jogo. No intervalo o técnico alemão colocou Reus e Klose na partida no lugar de Podolski e Mario Gomez e o time se lançou ao ataque. O time ganhou mais velocidade com Reus pela direita e conseguiu chegar bem pelo setor, mas pecava por não chutar ao gol.

Aos 16, Reus acertou um bonito chute em cobrança de falta. Mas a bola carimbou o travessão de Buffon. O goleiro ainda chegou a tocar na bola. A essa altura o jogo a Alemanha continuo pressionando o time italiano, que esperava para sair nos contra-ataques.

Aos 46, o juiz marcou pênalti para a equipe germânica. Ozil cobrou e descontou, mas já era tarde.

Tabu

A Alemanha era a única seleção no torneio com 100% de aproveitamento na competição. Mas sucumbiu diante da forte marcação italiana.

Com a vitória, a equipe italiana manteve o tabu de nunca ter perdido para a adversária em partidas oficiais, foram oito jogos – com o de hoje –, cinco em Copas do Mundo, e 3 pela Eurocopa. A Itália não perde para a Alemanha há 17 anos. A última derrota italiana foi em 1995. Na Copa de 2006, as duas equipes se enfrentaram também nas semifinais e os italianos também eliminaram os germânicos pelo mesmo placar. O último confronto entre as duas seleções aconteceu no ano passado. O jogo terminou com o empate em 1 a 1.

Para quem acredita em superstição, essa é uma boa chance para apostar na Itália no domingo. Assim como em 1982 e em 2006, quando o time se sagrou campeão do mundo, o futebol italiano chega a uma decisão envolto a escândalos de manipulação de resultados em seu campeonato.

A polícia investiga 33 jogos disputados na temporada 2010/11, em todos os escalões do futebol, que podem ter tido placares arranjados para favorecer uma máfia de apostadores. O goleiro Buffon, um dos investigados, foi um dos destaques na partida de hoje.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]