Com o acesso à elite do futebol brasileiro e o título da Série B já garantidos, a Portuguesa assegurou neste sábado (12) mais um feito. Ao vencer o Vila Nova por 3 a 1 em Goiânia, pela 36.ª rodada da competição, a Lusa completou um turno inteiro invicta.
A sua última derrota havia sido para este mesmo Vila Nova, por 1 a 0, em São Paulo. No período de 19 jogos de invencibilidade, conquistou dez vitórias, nove empates e o apelido de "Barcelusa".
Já campeã, a Portuguesa chegou aos 75 pontos e começa a planejar a temporada de 2012. O Vila Nova fica com 32 pontos e já está rebaixado para terceira divisão do futebol nacional.
A Portuguesa não tinha digerido a derrota para o Vila Nova, no dia 16 de agosto, pela 17.ª rodada. Sem nenhum outro objetivo na partida, debaixo de um sol muito forte, os times começaram o jogo em ritmo lento, sem nenhuma grande jogada de campo de ataque.
No segundo tempo, a Lusa voltou com tudo e logo no primeiro minuto fez o gol. Marcelo Cordeiro cobrou escanteio na cabeça de Leandro Silva que testou para as redes. A resposta do Vila não demorou muito e, aos oito, após cruzamento, no segundo pau, Túlio Souza cabeceou cruzado, sem chances para Weverton.
Mas o time paulista continuou no campo de ataque e, aos 18 minutos, fez o segundo gol. Raí foi até a linha de fundo e cruzou no segundo pau, para Júnior Timbó desviar de cabeça para o fundo das redes. No último lance da partida, após boa troca de passes, a bola sobrou para Timbó, que bateu rasteiro, no canto de Cetín, que nada fez.
A Portuguesa, no próximo sábado, recebe o rebaixado Duque de Caxias, no jogo em que o time recebe a taça, e na última rodada, joga contra o Icasa, em Juazeiro do Norte (CE). Já o Vila enfrenta o Americana, fora de casa, e o Sport, em Goiânia.
- Bragantino goleia o Goiás em casa e volta ao G4
- Macuglia aponta Dinélson como ponto de equilíbrio do Tricolor
- ASA supera o lanterna e passa a zona de rebaixamento para o Azulão
- ABC comprova reação e empurra o Grêmio Barueri para perto da ZR
- Empate sem gols com o São Caetano adia volta do Náutico à elite
- Vitória ganhar por 3 a 1, se aproxima do acesso e enterra o sonho do Criciúma
- Com início arrasador, Paraná faz 3 a 0 no Guarani na Vila Capanema