O belga Jacques Rogge foi reeleito nesta sexta-feira para a presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI), garantindo o direito de ficar no comando da entidade até 2013. Ele era o único candidato no pleito realizado em Copenhague, na Dinamarca, confirmando sua permanência no cargo que já ocupa desde 2001.

CARREGANDO :)

Apesar dos pedidos por uma eleição por aclamação, Rogge insistiu que houvesse votação. Assim, a permanência do belga foi apoiada por 88 eleitores, contra apenas um contra - houve três abstenções. Assim, ele completará 12 anos na presidência do COI, prometendo intensificar a sua luta contra o doping no esporte.

"Vocês me deram uma grande honra. Conquistamos muitas coisas juntos, e nosso foco será sempre o futuro. Ainda temos muito a fazer", disse Rogge. Formado em medicina, o belga de 67 anos fez carreira como ortopedista e competiu em três edições dos Jogos Olímpicos, em 1968, 1972 e 1976, como velejador.

Publicidade

Além da confirmação da permanência de Rogge na presidência, a eleição desta sexta-feira serviu para que fossem escolhidos dois novos vice-presidentes do COI. O italiano Mario Pescante e o cingapuriano Ser Miang Ng foram nomeados, derrotando o taiwanês C.K. Wu e o sírio Samih Moudallal na votação.