Apesar de ter sido escolhida pelo público para ser a única atleta brasileira a participar do revezamento da tocha olímpica para os Jogos de Pequim, a ginasta Jade Barbosa poderá ficar fora da cerimônia. Maior esperança da ginástica nacional para as Olimpíadas, a atleta tem um dilema pela frente: participar do evento ou da terceira etapa da Copa do Mundo 2008, que acontecerá em Cottbus, na Alemanha.
O revezamento passará por uma única cidade na América do Sul, Buenos Aires, na Argentina. A cerimônia será realizada no dia 11 de abril, exatamente o dia em que se inicia a etapa de Cottbus, que vai até o dia 13 do mesmo mês. Embora não afirme que Jade não poderá ir ao evento por conta da competição, Eliane Martins, supervisora de seleções da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), reconhece que a participação da ginasta na Alemanha é importante na preparação para Pequim.
- A gente já tem o planejamento de preparação para as Olimpíadas de Pequim feito desde o início deste ano. Teremos poucas competições no primeiro semestre, e a etapa de Cottbus é uma delas. Todas as competições serão importantes na preparação para Pequim e, a princípio, a Jade estará nesta também - afirma, por telefone, de Curitiba.
Aos 16 anos, Jade encantou o Brasil durante o Pan-Americano, quando conquistou uma medalha de ouro (saltos), uma de prata (equipes) e uma de bronze (solo). A jovem, que competiu entre as adultas na Copa do Mundo pela primeira vez em 2007, voltou a brilhar no Mundial Pré-Olímpico de Stuttgart e conseguiu uma marca histórica: pela primeira vez, uma brasileira conquistou uma medalha de bronze na competição. Agora, ela se prepara para a sua primeira participação nas Olimpíadas. Clique ao lado e relembre a conquista da medalha de ouro de Jade no Pan.
Ginasta fez campanha na internet para vencer votação
A ginasta obteve uma vitória expressiva na votação para eleger qual atleta brasileiro carregaria a tocha. Com mais de 100 mil votos, Jade, que fez campanha pela internet, superou o nadador Thiago Pereira na preferência do público.
O revezamento da tocha começará no dia 25 de março, quando o "fogo olímpico" será aceso em Olímpia, na Grécia. Até chegar a Pequim para a abertura da competição, no dia 8 de agosto, a chama passará por 130 cidades, em 20 países.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião