Veja o calendário de pagamento| Foto:

Stuttgart – Jade Barbosa, de 16 anos, fez história no Mundial de Ginástica Artística de Stuttgart, na Alemanha, ao ser a primeira brasileira a ganhar medalha no individual geral. Retrato de renovação da ginástica nacional, em seu primeiro Mundial, Jade ficou com a medalha de bronze (60,550 pontos) no somatório dos quatro aparelhos – salto, paralelas assimétricas, trave e solo – empatada com a italiana Vanessa Ferrari. A americana Shawn Johnson levou o ouro (61,875) e a romena Steliana Nistor (60,625), a prata.

CARREGANDO :)

O Brasil tinha duas medalhas em Mundiais, mas num único aparelho, o solo, com Daniele Hypólito (2001) e Daiane dos Santos (2003). "É a medalha mais difícil na soma dos quatro aparelhos e Jade mostra que é uma ginasta completa", afirmou Eliane Martins, supervisora da seleção.

Ontem, no salto, Jade obteve a melhor nota dentre 24 ginastas na primeira rotação dos aparelhos, com 15,900. Fez uma boa apresentação nas barras paralelas assimétricas (14,950). Passeou na trave, temida por causa das quedas (com a excelente nota de 15,700). Liderava após três rotações, mas escorregou na apresentação do solo e apoiou a mão no tablado – o que equivale a uma queda. O desequilíbrio fez a nota de solo despencar (14,000). Seria difícil vencer a perfeição da americana Shawn Johnson no solo, mas Jade perdeu a prata por causa de seu erro. "Achei que tinha perdido o bronze na queda. Quando saíram as notas comemorei", disse Jade.

Publicidade

Hoje, Jade fará a final do salto. Amanhã, a da trave. "As chances de medalha são boas no salto, tendo como rivais a chinesa Cheng Fei e a americana Alicia Sacramone. O primeiro dos dois saltos que a Jade faz é muito bom", avalia Eliane Martins.

Antes da apresentação de Jade, o Brasil terá Diego Hypólito na decisão do solo. O ginasta decidiu dificultar a série que apresentou na classificação – foi o segundo melhor – para tentar o ouro e bater o chinês Kai Zou. Diego trocou o duplo twist grupado pelo carpado e, com isso, aumentou sua nota de partida de 15,70 para 16,80.