Jan Popluhar, um dos maiores jogadores da história do futebol eslovaco, morreu no domingo (6), aos 75 anos, em um hospital da cidade de Bratislava. A confirmação da morte foi feita pela Federação de Futebol da Eslováquia, que não revelou a causa do falecimento do ex-jogador, que participou da seleção da Checoslováquia que chegou à final da Copa do Mundo de 1962, no Chile, e perdeu para o Brasil por 3 a 1.
Popluhar era zagueiro e foi titular da seleção da Checoslováquia no Mundial de 1962. Também participou da equipe que terminou em terceiro lugar na Eurocopa de 1960 e esteve na Copa do Mundo de 1958. Ele marcou apenas um gol nos 62 jogos que disputou pela seleção da Checoslováquia entre 1958 e 1967.
O Comitê Internacional de Fair Play o homenageou com o prêmio de fair-play em 1996. "Durante os 19 anos da minha carreira no futebol, nunca foi expulso e eu nem sequer receber um cartão amarelo", disse certa vez. "Pode parecer inacreditável, mas é verdade".
Em 2002, Popluhar foi escolhido melhor jogador de futebol da Eslováquia do século 20. Ele passou a maior parte da sua carreira no Bratislava e no Lyon, da França, antes de ser jogador e técnico ao mesmo tempo pelo Slovan Viena, da Áustria, por uma temporada.
Junto com outras grandes estrelas do futebol checoslovaco, como Josef Masopust e Svatopluk Pluskal, Popluhar foi selecionado para formar uma seleção internacional para enfrentar a Inglaterra em Wembley na comemoração do centenário da Associação de Futebol da Inglaterra em 1963.