Estrela do basquete brasileiro, Janeth deixou escapar sua intenção de voltar às quadras, nesta quarta-feira. A atleta, que após do Pan anunciou que estava deixando a carreira, disse que está estudando propostas para voltar a competir.
- De uma forma ou de outra, vou estar em Pequim. Já recebi propostas de alguns clubes brasileiros, mas não posso falar nada enquanto não estiver certo. Mas logo vocês vão saber disse a jogadora, medalha de prata nos Jogos do Rio.
O nome da atleta na lista de beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta para 2008, divulgada nesta quarta-feira pelo Ministério dos Esportes, é um dos indícios que a jogadora realmente está prestes a voltar a atuar.
- Eu sempre me cadastrei para receber o benefício, mas nunca tinha conseguido. No início desse ano, tentei novamente e estou sabendo por você que foi aprovado. Até agora, não recebi nada do Ministério dos Esportes.
Janeth aparece na lista de contemplados da Bolsa-Atleta na categoria olímpica, que recebe um salário mensal de R$ 2,5 mil.
Despedida depois do Pan do Rio
No dia 24/07, na decisão do título de basquete dos Jogos Pan-Americanos do Rio, foi a despedida da jogadora Janeth. Mesmo com o apoio de mais de 13 mil torcedores, na Arena Multiuso, o Brasil perdeu para a seleção americana, formada exclusivamente por jogadoras universitárias, por 79 a 66.
Durante a partida, a torcida pode rever imagens de Janeth. As jogadoras assinaram uma camisa que foi entregue à ala de 38 anos. Emocionada, ela agradeceu o apoio das companheiras e do público.
Após a entrega das medalhas, a Confederação Brasileira de Basquete também fez uma homenagem à jogadora Janeth e ao técnico Barbosa, que se despedia da seleção. Cada um deles recebeu uma placa das mãos do presidente Gerasime Bozikis, o Grego.
Títulos Ao longo de 25 anos, sendo 21 deles dedicados à seleção brasileira, Janeth acumulou uma quantidade invejável de títulos e conquistas individuais.
Seleção brasileira: Ouro no Pan-Americano de Havana-1991 e prata em Indianápolis-1987; Ouro no Campeonato Mundial da Austrália-1994, Prata nas Olimpíadas de Atlanta-1996, e bronze em Sydney-2000; pentacampeã sul-americana (1989, 1991, 1993, 1995 e 1999).
Clubes: Tetracampeã da WNBA pelo Houston Comets (1997 a 2000); quatro vezes campeã sul-americana (1986 a 1989); dez vezes campeã brasileira (e duas vezes vice-campeã); quatro vezes campeã paulista (1986 , 1991, 2002 e 2004) e uma vez campeã carioca (2000).
Prêmios individuais: Eleita a jogadora que mais se desenvolveu na WNBA em 2001, além de ser a terceira melhor jogadora do torneio e escolhida como titular para o Jogo das Estrelas (All-Star Game) no mesmo ano; eleita pelo COB a melhor atleta do basquete entre 1999 e 2002; melhor jogadora do Torneio Pré-Olímpico de 2003; escolhida como membro do time do Mundial de 1994, na Austrália.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Deixe sua opinião