Indian Wells - Dois dias após completar 31 anos, o croata Ivan Ljubicic ganhou o seu presente de aniversário ao conquistar, ontem, o título do Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia (Estados Unidos). Na final, o número 26 do mundo usou de sua experiência para confirmar a vitória nos tie-breaks, vencendo o norte-americano Andy Roddick por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 7/6 (7/5).
O triunfo diante do oitavo colocado do ranking mundial valeu a primeira conquista de Masters para Ljubicic, que chegou à final com boas vitórias sobre o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal, campeão do torneio em 2009. Já Roddick, que tinha a condição de sétimo cabeça de chave, teve um caminho mais fácil, encontrando dificuldade apenas na semifinal diante do sueco Robin Soderling.
Com vice-campeonatos nos Masters de Madri, Paris e Miami, o croata fez um jogo extremamente equilibrado contra o norte-americano. Prova disso foi que nenhum dos tenistas conseguiu quebrar o saque do adversário. O serviço aliás, foi o ponto forte da ambos. Ljubicic conseguiu 21 aces, enquanto Roddick teve 12.
Mas a principal virtude do atleta da Croácia foi mesmo a tranquilidade nos momentos decisivos do jogo. Tanto é que Ljubicic teve o seu saque ameaçado por quatro vezes só no primeiro set, mas salvou todas as chances criadas por Roddick. Na segunda parcial, ele frustrou por mais duas vezes o adversário.
Sem quebras, o jogo foi decidido então nos tie-breaks, nos quais Roddick deixou a desejar e perdeu a oportunidade de chegar à sua quinta conquista em Masters. Já Ljubicic, além do título, também pode comemorar a melhora significativa de seu ranking. Na próxima lista da ATP, ele deve sair da 26.ª posição para figurar no 13.º lugar.
O resultado aumentou o jejum dos Estados Unidos na competição. A última vez que um norte-americano se tornou campeão em Indian Wells foi em 2001 com Andre Agassi, na decisão contra Pete Sampras. Depois disso, James Blake em 2006 e Mardy Fish em 2008 chegaram à decisão, mas perderam o título para Roger Federer e Novak Djokovic, respectivamente.
No feminino, a sérvia Jelena Jankovic enfim conseguiu quebrar o jejum de títulos que já durava desde agosto do ano passado. No Torneio de Indian Wells, na Califórnia (Estados Unidos), a ex-número 1 do mundo venceu a decisão contra a dinamarquesa Caroline Wozniacki com certa facilidade. Em 1 hora e 24 minutos de jogo, Jankovic triunfou por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4.
O título de Jankovic vem num momento em que a tenista tenta afastar de vez a má fase que atravessou em 2009, quando começou o ano na liderança do ranking mundial e caiu para a oitava posição. Em 2010, a sérvia ainda perdeu mais um posto e hoje é a nona colocada. Já Wozniacki, atualmente no quarto lugar da WTA, já garantiu a segunda posição no próximo ranking, desbancando assim a russa Dinara Safina.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião