Ivan Ljubicic precisou eliminar Novak Djokovic e Rafael Nadal antes de suar a camisa para superar o norte-americano Andy Roddick na decisão| Foto: Danny Moloshok/Reuters
A campeã Jelena Jankovic e a vice Caroline Wozniacki: vitória tranquila da sérvia

Indian Wells - Dois dias após completar 31 anos, o croata Ivan Ljubicic ganhou o seu presente de aniversário ao conquistar, ontem, o título do Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia (Estados Unidos). Na final, o número 26 do mundo usou de sua experiência para confirmar a vitória nos tie-breaks, vencendo o norte-americano Andy Roddick por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 7/6 (7/5).

CARREGANDO :)

O triunfo diante do oitavo colocado do ranking mundial valeu a primeira conquista de Masters para Ljubicic, que chegou à final com boas vitórias sobre o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal, campeão do torneio em 2009. Já Roddick, que tinha a condição de sétimo cabeça de chave, teve um caminho mais fácil, encontrando dificuldade apenas na semifinal diante do sueco Robin Soderling.

Com vice-campeonatos nos Masters de Madri, Paris e Miami, o croata fez um jogo extremamente equilibrado contra o norte-americano. Prova disso foi que nenhum dos tenistas conseguiu quebrar o saque do adversário. O serviço aliás, foi o ponto forte da ambos. Ljubicic conseguiu 21 aces, enquanto Roddick teve 12.

Publicidade

Mas a principal virtude do atleta da Croácia foi mesmo a tranquilidade nos momentos decisivos do jogo. Tanto é que Ljubicic teve o seu saque ameaçado por quatro vezes só no primeiro set, mas salvou todas as chances criadas por Roddick. Na segunda parcial, ele frustrou por mais duas vezes o adversário.

Sem quebras, o jogo foi decidido então nos tie-breaks, nos quais Roddick deixou a desejar e perdeu a oportunidade de chegar à sua quinta conquista em Masters. Já Ljubicic, além do título, também pode comemorar a melhora significativa de seu ranking. Na próxima lista da ATP, ele deve sair da 26.ª posição para figurar no 13.º lugar.

O resultado aumentou o jejum dos Estados Unidos na competição. A última vez que um norte-americano se tornou campeão em Indian Wells foi em 2001 com Andre Agassi, na decisão contra Pete Sam­­pras. Depois disso, James Blake em 2006 e Mardy Fish em 2008 chegaram à decisão, mas perderam o título para Roger Federer e Novak Djokovic, respectivamente.

No feminino, a sérvia Jelena Jankovic enfim conseguiu quebrar o jejum de títulos que já durava desde agosto do ano passado. No Torneio de Indian Wells, na Cali­­fórnia (Estados Unidos), a ex-número 1 do mundo venceu a decisão contra a dinamarquesa Caroline Wozniacki com certa facilidade. Em 1 hora e 24 minutos de jogo, Jankovic triunfou por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4.

O título de Jankovic vem num momento em que a tenista tenta afastar de vez a má fase que atravessou em 2009, quando começou o ano na liderança do ranking mundial e caiu para a oitava posição. Em 2010, a sérvia ainda perdeu mais um posto e hoje é a nona colocada. Já Wozniacki, atualmente no quarto lugar da WTA, já garantiu a segunda posição no próximo ranking, desbancando assim a russa Dinara Safina.

Publicidade