O Japão anunciou nesta sexta-feira (31) que vai apresentar sua candidatura a sede das Copas de 2018 e 2022. O presidente da Federação Japonesa de Futebol, Motoaki Inukai, condicionou o sucesso da candidatura japonesa à escolha de Tóquio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 - Rio, Chicago e Madri também estão na disputa.
"Se Tóquio não vencer, será fisicamente impossível para nós receber a Copa do Mundo", afirmou Inukai. O projeto da campanha de Tóquio prevê a construção de um Estádio Olímpico de 120 mil lugares, que poderia ser usado também na final da Copa do Mundo.
O Japão sediou o Mundial de 2002 em parceria com a Coreia do Sul e usou o Estádio Internacional de Yokohama para realizar a decisão. Mas o estádio, o maior do país, só tem capacidade para 72 mil espectadores, e a Fifa exige pelo menos uma arena com 80 mil lugares para os países que quiserem receber os Mundiais de 2018 e 2022.
A escolha será feita de uma só vez pela Fifa em dezembro de 2010 e o prazo de apresentação das candidaturas acaba na próxima segunda-feira - já se apresentaram Indonésia, Austrália, Catar, Inglaterra e as campanhas conjuntas de Espanha-Portugal e Bélgica-Holanda-Luxemburgo.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião