O Japão desembarcou no final da manhã desta quarta-feira (11) em Brasília para a Copa das Confederações, proveniente de Doha, no Catar, onde no dia anterior venceu o Iraque em seu último jogo pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo. Os atuais campeões asiáticos - única seleção já classificada para o Mundial de 2014 além do anfitrião Brasil - serão os adversários da seleção brasileira na partida de abertura do torneio, sábado, no Estádio Nacional.
De terno e gravata, os jogadores japoneses não passaram pelo saguão do aeroporto, indo direto para o ônibus que os levou ao hotel. Na entrada, foram recepcionados por um pequeno grupo de torcedores e uma banda que tocou sambas. Os atletas e o técnico italiano Alberto Zaccheroni não deram entrevistas.
A seleção nipônica se classificou para a Copa das Confederações ao vencer a Copa da Ásia de 2011, realizada no Catar. A vaga na Copa de 2014 foi confirmada na semana passada, no dia 4 de junho, com o empate por 1 a 1 contra a Austrália, em Saitama. Na última terça, o Japão apenas cumpriu tabela e poupou alguns titulares no último jogo pelas Eliminatórias. Mesmo assim bateu o Iraque por 1 a 0, gol do titular Okazaki.
Após a estreia contra o Brasil, a equipe japonesa, 32.ª colocada no ranking da Fifa, vai enfrentar a Itália, quarta-feira (19), no Recife, e o México, no dia 22, em Belo Horizonte.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos