O inglês Jenson Button venceu sua primeira corrida e deu à Honda sua primeira vitória em seu retorno à Fórmula 1. Pedro de la Rosa, da McLaren, chegou em segundo, Nick Heidfeld, da Sauber, em terceiro, e Rubens Barrichello em quarto. A prova foi realizada sob chuva pela primeira vez em 20 anos do GP da Hungria, que começou a ser disputado em 1986. O tempo instável causou diversas reviravoltas na prova, a mais emocionante dos últimos tempos na categoria.

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Os dois candidatos ao título abandonaram, com problemas em seus carros. A porca do pneu traseiro de Fernando Alonso escapou após erro da Renault em seu segundo pit stop e provocou sua saída de pista. Já a suspensão dianteira de Michael Schumacher ficou avariada quando ele brigava com Nick Heidfeld pelo terceiro lugar. O alemão negou o erro e disse que o problema foi no volante de sua Ferrari. Beneficiado pela desclassificação de Robert Kubica, o alemão ainda marcou um ponto e diminuiu a vantagem de Alonso para dez pontos.

Felipe Massa, que tinha largado em segundo lugar, sofreu com a chuva do início da prova. Com um carro bem acertado em pista seca, o brasileiro foi caindo na classificação e tomou uma volta do líder. Depois, quando a chuva parou, ele trocou de pneus e voltou a melhorar e acabou com a melhor volta da prova e dois pontinhos do sétimo lugar.

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Chuva causa muitas mudanças de posição

Antes da prova, quase todos os pilotos do grid optaram por usar pneus intermediários. Rubens Barrichello foi o único a usar os de chuva forte, o que demonstrou ser uma escolha errada logo no início da corrida. Em poucas voltas ele entrou nos boxes para trocar pelos intermediários.

Na largada, Michael Schumacher e Fernando Alonso, que largavam em 11º e 15º, respectivamente, avançaram bastante e subiram para a quarta e quinta colocações. Logo na quarta volta, o espanhol, aproveitando-se do melhor desempenho dos pneus Michelin, ultrapassou o alemão por fora no hairpin.

Kimi Raikkonen, que tinha marcado a pole, liderou até sua primeira parada nos boxes, quando Alonso assumiu a ponta. O finlandês, depois, provocou um acidente com Vitantonio Liuzzi, da STR, quando brigava com De la Rosa pelo segundo lugar. Kimi acertou a traseira do italiano e provocou a entrada do Safety Car na pista. O grande beneficiado com o incidente foi Michael Schumacher, que recuperou a volta que tinha tomado por causa do mau desempenho dos pneus Bridgestone.

Na relargada, Alonso disparou na ponta, abrindo vantagem para Button. Já De la Rosa e Barrichello ficaram para trás, atrapalhados pelos retardatários. Em poucas voltas, Schumi assumiu o sexto lugar ao ultrapassar David Coulthard, da RBR. A pista começou a secar e Jenson Button pressionou Alonso em busca do primeiro lugar e conseguiu, após a parada do espanhol. Com pneus intermediários na pista seca, Schumacher foi ultrapassado por De la Rosa e, quando tentou resistir à pressão de Heidfeld, acabou se tocando com o compatriota e quebrando a suspensão de seu carro.

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Confira a classificação final do GP da Hungria:

1 – Jenson Button (ING/Honda/M) – 70 voltas em 1h52m20s9412 – Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M) – a 30s8373 – Nick Heidfeld (ALE/Sauber-BMW/M) – a 43s8224 – Rubens Barrichello (BRA/Honda/M) – a 45s2055 – David Coulthard (ING/RBR-Ferrari/M) – a 1 volta6 – Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B) – a 1 volta7 – Felipe Massa (BRA/Ferrari/B) – a 1 volta8 – Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B) – a 3 voltas9 – Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B) – a 3 voltas10 – Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B) – a 3 voltas11 – Scott Speed (EUA/STR-Cosworth/M) – a 4 voltas12 – Jarno Trulli (ITA/Toyota/B) – a 5 voltas13 – Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B) – a 5 voltas

Não completaram:

Fernando Alonso (ESP/Renault/M) – a 19 voltasKimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M) – a 44 voltasVitantonio Liuzzi (ITA/STR-Cosworth/M) – a 45 voltasNico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B) – a 51 voltasGiancarlo Fisichella (ITA/Renault/M) – a 52 voltasChristian Klien (AUT/RBR-Ferrari/M) – a 63 voltasMark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B) – a 68 voltasSakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B) – a 70 voltasRobert Kubica (POL/Sauber-BMW/M) – desclassificado