Jihad Khodr é o primeiro brasileiro classificado para as oitavas-de-final do WQS de Durban, etapa seis estrelas prime da divisão de acesso mundial. Nesta quinta-feira, em ondas de 1,5m em Ansteys Beach, ele ficou em segundo em sua bateria e depois viu Jean da Silva ser eliminado. Outros oito brasileiros seguem na briga.
Raoni Monteiro, Simão Romão e William Cardoso garantiram suas vagas para a quarta fase uma antes das oitavas - ao vencerem seus duelos. Jadson André, Paulo Moura, Victor Ribas e Marco Polo também avançaram, porém com segundas colocações. Eles se juntam a Wiggoly Dantas, classificado na véspera. Charlie Brown, Hizunomê Bettero, Gustavo Fernandes, Pablo Paulino e Thiago Camarão caíram na terceira rodada.
Jihad somou 10,34 pontos na bateria vencida pelo australiano Jay Thompson, surfista que, assim como o brasileiro, também disputa a divisão de elite do Circuito Mundial. O aussie fez 10,90 pontos, contra 9,40 de seu compatriota Shaun Gossnann e 7,76 do sul-africano Chad Du Troit.
Jean deu adeus à competição ao ficar em terceiro contra o australiano Owen Wright, sensação australiana. O surfista que eliminou o americano Kelly Slater no Mundial em Bells Beach voltou a brilhar em Durban e despachou também o havaiano Sunny Garcia, campeão do mundo em 2000. O sul-africano Travis Logie ficou com a segunda vaga.