Bicampeão brasileiro, Jihad Kohdr estreou com vitória no Maresia Surf International, etapa seis estrelas da divisão de acesso, o WQS. Já Victor Ribas, integrante do Circuito Mundial, o WCT, venceu duas baterias e passou à quarta fase na Praia Braia, em Itajaí (SC). Adriano de Souza, o Mineirinho, também do WCT, tomou um susto e se classificou em segundo na bateria vencida por Thomas Hermes, que tirou um 9,50, maior nota do dia.
Jihad, que corre risco de perder o título por não ter feito antidoping no dia estipulado, marcou 13,67 pontos (em 20) para derrotar Wilson Nora (10,97), Flavio Nakagima (10,30) e Guga Arruda (8,83). Ele vai enfrentar agora Tânio Barreto, Leandro Bastos e o australiano Corey Ziems.
Ribas derrotou Daison Pereira, Gilmar Silva e Icaro Ronchi. Depois, ficou atrás do australiano Darren O'Rafferty, mas ainda assim se classificou. Vitinho é o 38º do WCT. Apenas os 17 primeiros colocados se mantêm na temporada de 2008. O surfista poderia tentar assegurar sua permanência da elite através do WQS, que dá 15 vagas. Ele, porém, ocupa apenas a 90ª colocação.
Também pela terceira fase, Mineirinho viu Thomas Hermes tirar um 9,50 e liderar a bateria. Ele fez ainda a maior soma: 16,77 (em 20 possíveis). Eric de Souza e Magno Pacheco foram eliminados. Ele enfrentará Thiago Camarão e Gustavo Fernandes.
Dois favoritos foram eliminados na terceira fase: o paranaense Peterson Rosa e o niteroiense Bruno Santos.