O judoca João Derly, primeiro campeão mundial da história do judô brasileiro, conquistou neste sábado, a medalha de bronze na Copa Coréia, na categoria meio-leve (-66kg).
Derly foi superado na semifinal pelo sul-coreano Kim Kwang Sub por yuko, no desempate. Leandro Guilheiro, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, ficou na quinta colocação. O Brasil conquistou quatro medalhas na Copa Coréia, sendo uma de ouro e três de bronze. O país ficou na terceira colocação no quadro geral de classificação.
A derrota para Kim Kwang Sub foi a primeira de João Derly desde o título mundial no Egito, em setembro. Kim foi o vencedor da disputa na Copa Coréia na categoria até 66kg e tem como destaque no currículo a medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior de 2000, no qual João Derly foi campeão.
A primeira luta de João Derly foi contra Lam Chak Shun, de Hong Kong. Derly venceu com um ippon em nove segundos. Na fase seguinte, o brasileiro encarou o sul-coreano Lee Jae Min e superou o atleta local por koka. Após a derrota na semifinal, João Derly disputou a repescagem e voltou a vencer Lee Jae Min, desta vez por ippon.
Medalha de bronze em Atenas, Leandro Guilheiro ficou de bye na primeira rodada na categoria leve (-73kg). Em seu primeiro combate, Leandro venceu por yuko Wu Chi Hang, de Hong Kong. Na rodada seguinte Leandro acabou derrotado pelo sul-coreano Kim Jae Bum, por ippon. Na repescagem, o judoca brasileiro perdeu para o japonês Otsuka Masahak, por yuko, e ficou com a quinta colocação.
A equipe brasileira terminou na terceira colocação no quadro geral de medalhas, ao lado da França. As medalhas do Brasil foram conquistadas por Daniel Hernandes (ouro), João Derly (bronze), Tiago Camilo (bronze) e Carlos Honorato (bronze). Representado apenas pelos atletas da categoria masculina, o Brasil ficou atrás do Japão (4 ouros, 2 pratas e 7 bronzes) e da China (2 ouros, 2 pratas e 2 bronzes). Como a Coréia do Sul foi o país sede e tem o direito de inscrever até quatro atletas por categoria, as medalhas não contam para o quadro geral. Os sul-coreanos conquistaram 6 ouros, 9 pratas e 11 bronzes.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast