O gaúcho João Derly, 24 anos, conquistou neste sábado a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Campeonatos Mundiais de judô. Em apenas 42 segundos, ele aplicou um ippon no japonês Masato Uchishiba e ganhou a decisão da categoria meio-leve de forma arrasadora.
O dia foi perfeito para Derly. No primeiro combate, ele estreou com vitória por ippon em cima do australiano Andrea Mitterfellner. Repetiu o desempenho com o golpe perfeito contra Ackson Mulemwa, da Zâmbia. Na terceira luta, levou a melhor contra o húngaro Miklos Ungvari. A quarta vitória de Derly no Mundial foi contra o cubano Yordanis Arencibia.
A seqüência de triunfos fez o brasileiro chegar à semifinal, em que enfrentou e derrotou o georgiano David Margoshvili, com um golpe perfeito.
Na decisão, enfrentou um atleta que foi bicampeão olímpico na categoria leve. Logo de cara, Derly conseguiu um koka. Mesmo em vantagem na luta, o brasileiro continuou na ofensiva e, em seguida, conseguiu o ippon.
Com este resultado ele entra para a história nacional do Judô. Seu principais resultados foram: Campeão Mundial Júnior-2000; bronze nos Jogos Mundiais da Juventude-1998; ouro no Campeonato Pan-Americano-2005 e ouro no Torneio de Istambul-2005.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista