O novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva(CBJD), em vigor a partir de 2010, foi tema de palestra do advogado Domingos Moro com o elenco profissional do Atlético-PR, nesta segunda-feira. No encontro, os jogadores puderam tirar as suas dúvidas e saber detalhes das novas regras na esfera desportiva. "Já fazemos esse trabalho nas categorias de base do Atlético e pudemos perceber que isso é fundamental no futebol moderno", disse Moro, por telefone, à Gazeta do Povo.
Um exemplo real foi abordado no encontro para facilitar a compreensão dos atletas, que não estão muito habituados aos termos jurídicos.
O advogado trouxe à tona o polêmico caso dos zagueiros Manoel, do Atlético e Danilo, do Palmeiras. Após ser chamado de macaco pelo palmeirense, o jogador do Furacão revidou agredindo o adversário. "Esse foi o caso chave. Muitas questões foram levantadas. Também falamos sobre a questão de ética desportiva e fair play, que estão no novo código.
O Código mudou bastante este ano, então é importante que os atletas saibam algumas peculiaridades sobre essas novas regras. Fazemos isto sempre antes do início do Campeonato Brasileiro e acredito que seja muito proveitoso para eles", explicou, lembrando que os jogadores mais experientes, Claiton e Paulo Baier, eram os mais participativos e questionadores. O julgamento do caso está marcado para esta quarta-feira, às 18 horas, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas