O meio-médio (até 77 kg) capixaba Erick Silva, considerado uma das grandes promessas do MMA brasileiro, não foi páreo para o experiente Jon Fitch na madrugada deste domingo (14), no UFC 153, no Rio de Janeiro. O americano utilizou uma estratégia inteligente e venceu por decisão unânime.
Conhecido por amarrar as lutas, Fitch fez exatamente isso no primeiro round. Em todas as oportunidades que tinha, o wrestler tentava derrubar o brasileiro e pontuar.
O segundo assalto, entretanto, foi incrível. Com uma legítima rasteira, Silva derrubou Fitch logo no início. Depois, pegou as costas encaixou um mata-leão. Só que o adversário, após muito trabalho, conseguiu escapar e ainda terminou o round com uma chave de braço na medida.
De maneira espetacular, o brasileiro usou os pés na grade para conseguir sair da posição. O movimento e a garra do capixaba levantar o público carioca.
Desgastado, Silva sofreu muito na última parte do encontro. Fitch amarrou com extrema inteligência, evitou uma tentativa de guilhotina, e levou sua 14.ª vitória por pontos na carreira a 27.ª no total. Silva, que acumula 14 triunfos, foi derrotado pela terceira vez.
"Precisava dessa vitória, não importa que fosse, ia vencer", disse Fitch, que sobreviveu. "Eu sabia que era extremamente difícil de finalizar. Se ele não estivesse por cima de mim, estaria apenas gastando energia", completou.
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Bolsonaro chora e apoiadores traçam estratégia contra Alexandre de Moraes; acompanhe o Entrelinhas
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Brasil tem portas fechadas em comissão da OEA para denunciar abusos do STF