Beneficiado por uma decisão da Justiça, o São José/Keltek decidiu ingressar no Campeonato Nacional de Basquete Masculino, promovido pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A equipe paranaense aguardava a divulgação da tabela para confirmar sua participação, o que aconteceu ontem à tarde. Com o final previsto para junho, o São José/Keltek não terá problemas em disputar, já que a data está dentro do limite de encerramento do contrato de seus atletas.
Sendo assim, já na próxima quinta-feira, dia 13, contra o Telemar (RJ), no ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, a equipe entra em quadra, no fim de um impasse que durou cerca de quatro meses. "A democracia foi restabelecida", declarou o supervisor Renato José Santana.
Para o dirigente, jogar ao mesmo tempo a Nossa Liga de Basquete (NLB) fator responsável pela confusão na Justiça não implicará problema nenhum. "Não teremos dificuldades quanto à isso. A preparação é a mesma", disse. O São José/Keltek está em segundo lugar no grupo azul pela NLB.
A participação na liga independente iniciada em outubro do ano passado fez com que São José/Keltek, Telemar (RJ), Araraquara (SP), Limeira (SP), Ulbra (RS) e Grajaú Country (RJ) ficassem de fora da disputa da CBB, que começou no mês seguinte. "Não aceitamos ter que escolher uma das duas competições", revelou Renato José Santana.
Representados pelo advogado Rogério Derbly, da NLB, os clubes entraram com uma liminar na oportunidade e, na quarta-feira passada, a juíza da 46.ª Vara Cível do Rio de Janeiro deu provimento. Dessa forma, já na sexta-feira, a CBB teve que reorganizar o campeonato nacional, incluindo os "rebeldes". "Infelizmente não houve bom senso lá atrás. O que complicou tudo", apontou Santana.
Os seis novos clubes formarão o grupo C, e jogarão em turno e returno. Os quatro primeiros disputarão um playoff (1.ºx4.º e 2.ºx3.º) em melhor de cinco partidas, com os dois vencedores se classficiando para o hexagonal final, com os semifinalistas dos grupos A e B. O São José será a segunda equipe paranaense, ao lado do Inesul/Londrina, já eliminado.
Deixe sua opinião