Mesmo sem brilhar, o Corinthians contou com a ajuda do árbitro Sálvio Spínola Fagundes Filho, que marcou um pênalti não existente, e venceu a Ponte Preta, neste domingo, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe chegou a 26 pontos e deixou a zona de rebaixamento da competição após 12 rodas. O time de Leão agora é o 15º colocado. Já a Macaca caiu para a 18ª colocação e segue ameaçada de cair.
Na próxima rodada, domingo, o Timão disputa o clássico contra o São Paulo, no Morumbi. Antes, quarta-feira, enfrenta o Vasco, no Rio de Janeiro, pela Copa Sul-Americana. Já a Ponte Preta recebe o Santa Cruz, em Campinas, no sábado.
Xô, fantasma
O Timão entrou em campo com apenas uma mudança em relação ao time que venceu o São Caetano, quarta-feira, no ABC. O goleiro Marcelo voltou ao time na vaga de Silvio Luiz e foi exigido logo aos 15 minutos, em chute do lateral-esquerdo Wellington.
A primeira boa chance do Timão saiu aos 28 minutos. Rubens Jr. fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área, Rafael Moura subiu mais que a zaga e cabeceou por cima do gol de Jean. Aos 37 minutos, Roger lançou Rafael Moura, que chutou forte e Jean fez boa defesa. Aos 38, após jogada de Carlos Alberto, a bola sobrou para Roger, que soltou a bomba, mas a bola desviou na zaga e passou por cima do gol de Jean. Aos 39, Rubens Jr. aproveitou sobra da defesa e chutou forte, mas a bola passou à esquerda do gol da Macaca.
A pressão corintiana seguiu nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 42, após cobrança de escanteio, Betão subiu sozinho, mas cabeceou por cima do gol de Jean. Aos 44, após cobrança de falta, Roger aproveitou o rebote e soltou a bomba, a bola bateu na zaga e quase enganou o goleiro da Macaca, que conseguiu espalmar para escanteio.
A Ponte Preta voltou para o segundo tempo com Luís Mário na vaga de Tuto. Aos quatro minutos, a equipe teve a melhor chance na partida. Após cobrança de escanteio da direita, o zagueiro Régis subiu mais que os defensores do Timão e cabeceou para o gol, mas a bola passou raspando a trave direita do gol de Marcelo.
O Timão teve mais duas chances aos oito minutos. Na primeira, Eduardo Ratinho soltou a bomba de fora da área e Jean espalmou. Na segunda, o lateral-direito cruzou e Rafael Moura pegou de primeira, mas chutou à esquerda do gol corintiano.
Aos 18 minutos, Rubens Jr. disputou com Luís Carlos dentro da área e o lateral corintiano caiu na área. De forma equivocada, o árbitro Sálvio Spínola Fagundes Filho marcou pênalti. Aos 20, Marcelo Mattos cobrou a penalidade e fez o gol do Timão.
Aos 36 minutos, a Macaca teve uma boa chance de empatar. Vélber cobrou falta da esquerda e o goleiro Marcelo fez grande defesa. Nos acréscimos, após nova cobrança de falta de Vélber, Rafael Santos cabeceou para o gol, Marcelo defendou, o zagueiro da Macaca tocou para o gol e Betão salvou em cima da linha.
CORINTHIANS 1 X 0 PONTE PRETA
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)Gols: Marcelo Mattos (COR)Cartões amarelos: Fábio Baiano (PON), Luís Carlos (PON), Eduardo Ratinho (COR), Rafael Santos (COR), Paulo Almeida (COR), Roger (COR)
CORINTHIANS - Marcelo, Eduardo Ratinho, Betão, Marinho e Rubens Jr.; Marcelo Mattos, Rafael Fefo, Rosinei (Renato), Roger (Paulo Almeida) e Carlos Alberto (Ramon); Rafael Moura. Técnico: Emerson Leão
PONTE PRETA - Jean; Luís Carlos (Jean Carlos), Régis e Rafael Santos; Nei, Almir, Thiago Carpini, Fábio Baiano (Emerson) e Wellington; Tuto (Luís Mário) e Vélber. Técnico: Marco Aurélio