Um erro do árbitro Willian Marcelo de Souza Neri e uma substituição arriscada de Antônio Lopes foram determinantes para a derrota por 3 a 2 do Atlético para o São Caetano, ontem, no Anacleto Campanella.O Furacão vencia de virada quando Neri expulsou Ferreira, ao dar o segundo amarelo ao atleta em uma jogada em que até a falta no zagueiro Gustavo, foi duvidosa. Eram 12' do segundo tempo e três minutos depois Dimba empatou.
Foi aí que entrou o risco mal-calculado de Lopes. O técnico rubro-negro retirou Finazzi e colocou André Luis, mais um lateral-direito. A idéia era trazer o Azulão e sair rápido nos contra-ataques. O resultado foi uma forte pressão do time paulista até o gol de bicicleta de Claudecir, faltando 6' para o fim do jogo.A derrota breca o bom desempenho rubro-negro após o fim da Libertadores e deixa bem distante o objetivo do Furacão de acabar o primeiro turno na zona de classificação para a Sul-Americana.
O Atlético continua com 22 pontos, momentaneamente na 15.ª colocação depende das partidas de hoje, de Flamengo e Brasiliense. A diferença para o 11.º colocado, o Palmeiras, é de seis pontos, para serem tirados em dois jogos.
Sábado, contra o Paysandu, em Belém, o Furacão terá outra chance de provar que não é só um time caseiro. Até aqui, o Atlético tem a terceira pior campanha longe de seus domínios: somou apenas cinco pontos e só é melhor do que o próximo adversário e o Galo.
Ontem, contudo, o resultado não condisse com o futebol apresentado pelo Rubro-Negro, principalmente quando as duas equipes estavam em igualdade numérica em campo. Do primeiro minuto da partida aos 12' do segundo tempo, o Atlético dominou e poderia ter feito até mais de dois gols. Com Fabrício pelo centro, André Rocha encostando na direita e Ferreira na esquerda, o time de Lopes deu um nó no São Caetano e só pecou em um lance, aos 21' do primeiro tempo. Foi quando Triguinho arrancou da esquerda para o meio, com marcação frouxa, e deu um belo chute no ângulo esquerdo de Diego.
Depois, só deu Atlético, que em dois minutos virou o marcador. O primeiro gol aos 42', estranho, marcado contra por Thiago. Após o cruzamento para a área, o zagueiro do Azulão se antecipou ao goleiro e cabeceou para cima: a bola acabou entrando. O segundo, aos 43', um belo gol de Fabrício, de meia bicicleta, após cruzamento de Marcão.
No início da etapa final, Ferreira ainda teve duas oportunidades. Chutou uma na trave a na outra obrigou Sílvio Luís a fazer uma excelente defesa. Foi aí que veio a expulsão.
Atleticanas
Última hora Paulo André foi o quinto desfalque do Atlético na partida contra o Azulão. O jogador juntou-se ao grupo que já contava com Cocito, Alan Bahia, Evandro e Aloísio, momentos antes da partida por problemas estomacais. Com exceção de Aloísio, todos os outros devem retornar no sábado.
Suspenso O cartão vermelho recebido por Marcão e Ferreira tira os dois da partida contra o Papão. Quem levou a pior foi o lateral-esquerdo, que voltará contra o São Paulo, na última rodada do turno, pendurado com dois amarelos.
Reforços O técnico Antônio Lopes evitou falar sobre a necessidade de reforços para a defesa. "Não falo isso em público e acho que estamos bem com o que temos", afirmou. Contudo, o Atlético estaria brigando com o Vasco para contratar dois volantes do Paulista de Jundiaí: Cristian e Amaral.
Pressão O Atlético espera uma pressão contra o Papão. "Pela situação deles, em último, virão para cima da gente. Mas se conseguirmos segurar os primeiros 20 minutos, ficará mais fácil de sairmos com a vitória", afirmou Fabrício.
Em S. Caetano do Sul
São Caetano 3 x 2 Atlético
São CaetanoSílvio Luís; Gustavo, Neto (Márcio Mixirica) e Thiago; Alessandro, Júlio César (Claudecir), Pingo, Lúcio Flávio e Triguinho; Márcio Richards (Canindé) e Dimba.Técnico: Levir Culpi.
AtléticoDiego; Jancarlos, Danilo, Durval e Marcão; André Rocha (Ticão), Marcus Winícius, Fabrício (Schumacher) e Ferreira; Lima e Finazzi (André Luis).Técnico: Antonio Lopes.
Estádio: Anacleto Campanella. Árbitro: Willian Marcelo Souza Neri (RJ). Vermelho: Ferreira (A), Claudecir (SC), Fabiano (goleiro reserva do SC) e Marcão (A). Amarelo: Thiago (SC), Gustavo (SC), Ferreira (A), Jancarlos (A), Márcio Mexirica (SC). Gols: Triguinho (SC), aos 21', Thiago (contra para o Atlético), aos 42', e Fabrício (A), aos 43' do 1.º; Dimba (SC), aos 15', e Claudecir (SC) aos 39' do 2.º.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas