O Brasil conquistou as medalhas de ouro e bronze na etapa portuguesa do Circuito Mundial de vôlei de praia, a quinta da temporada 2007, encerrada neste sábado, na cidade de Espinho. O título da etapa ficou as atuais bicampeãs do Circuito, Juliana e Larissa, que bateram as alemãs Goller e Ludwig por 2 sets a 1 (17/21, 21/16 e 15/13). O bronze é de Renata e Talita, que superaram Karadassiou e Arvaniti, da Grécia, por 2 sets a 1 (21/15, 17/21 e 16/14).
O primeiro set da decisão foi equilibrado até o sétimo ponto. Neste momento, a dupla da Alemanha conseguiu fazer 9/7 e depois ampliou a vantagem para 12/8. Depois de ficar atrás no placar em cinco pontos (16/11), Juliana e Larissa conseguiram diminuir a diferença para três (16/13). No entanto, as alemãs voltam a abrir boa frente, com 19/14 e fecharam a parcial em 21/17.
O set seguinte começou diferente, com Juliana e Larissa abrindo 7/4. No entanto, as brasileiras vacilaram e deixaram a dupla da Alemanha virar em 10/9. A partir daí, os dois times se alternaram na liderança até o empate em 16/16. Na reta final do set, as brasileiras aproveitaram sua maior experiência, conseguindo cinco pontos consecutivos (21/16) e levaram a decisão do título para o tie-break.
No set decisivo, quem saiu na frente foram Goller e Ludwig, que logo tomaram a frente em 5/2. Com uma seqüência quatro pontos, Juliana e Larissa retomaram a liderança em 6/5. A dupla brasileira conseguiu abriu dois pontos de diferença em 11/9 e levou a vantagem até o final, fechando o set em 15/13.
- Nossa experiência fez a diferença nesta decisão. A dupla alemã disputou sua primeira decisão de Circuito Mundial e nós já estamos na vigésima-sexta. Mas o time delas é muito forte e certamente vai dar trabalho para todo mundo nesta temporada - analisa Larissa.
Na próxima semana, o Circuito Mundial terá sua primeira etapa Grand Slam, que oferece melhor pontuação que as outras. As principais duplas do mundo se enfrentarão em Paris, a partir da próxima segunda-feira. O Brasil tem seis duplas inscritas na competição: Juliana/Larissa, Renata/Talita e Ana Paula/Leila, que entram direto na fase principal, e Adriana Behar/Shelda, Maria Clara/Carolina e Agatha/Shaylyn, que disputarão entre si uma vaga no qualifying.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano