É difícil dimensionar a importância que uma vitória do Paraná Clube o São Paulo, neste domingo na Vila Capanema, pode ter na história do time paranaense. Se em 2006 a torcida já pôde soltar o grito de campeão que estava preso há quase uma década, a chance de conquistar uma vaga no mais importante torneio das Américas faz os olhos de qualquer paranista brilhar.
A união do grupo, que rodada após rodada foi destacada pelo técnico Caio Júnior, será potencializada pela força que certamente virá das arquibancadas do Estádio Durival de Britto, a "querida" Vila Capanema. Será a primeira vez na história que o local irá abrigar um público tão grande.
A procura por ingressos foi alucinante e quase 18 mil torcedores (que representa alguns milhares de kombis cheias, como gostam de falar os torcedores adversários) deverão se amontoar nas arquibancadas. Esses milhares de torcedores, certamente vão receber o apoio de muitos outros que, independentemente dos seus times, vão torcer pelo Tricolor que representa o Estado do Paraná.
E é justamente nesta força que com certeza virá das arquibancadas é que os jogadores estão se apoiando. "Será um jogo que vai ficar marcado para sempre na memória e nas vidas dos jogadores e torcedores. Os paranistas fanáticos, que acompanham o time a todo momento e nos apoiaram nos momentos mais difíceis, vão poder saborear essa classificação junto com a gente", resumiu em palavras o zagueiro Edmílson.
Além chegar à Libertadores, a vitória dará a todos os jogadores que pretendem ficar no grupo na próxima temporada, uma projeção que pouquíssimos deles tiveram. "Acho que nós já provamos nossa qualidade e a personalidade de cada um. O segredo será não tremer no momento decisivo e jogar de igual para igual com o São Paulo. Ninguém vai sentir nada, a não ser vibração da torcida para conseguir a vitória e a classificação", concluiu Edmílson.
Durante uma parte do treinamento de quarta-feira, os trabalhos de Caio Júnior deram lugar a muita conversa e bate-papo entre o treinador, o presidente José Carlos de Miranda e Ary Marques, ídolo e jogador do Colorado e que hoje trabalha nas categorias de base do clube. "Ainda hoje estive com os jogadores e conversamos com eles e seus familiares sobre a importância histórica para o clube. E a importância também para os dirigentes que, como eu, estão há muito tempo esperando por um momento desses", comentou Miranda.
Em relação ao time que enfrenta o São Paulo, o técnico Caio Júnior mantém o suspense sobre a utilização do lateral esquerdo Eltinho, que sente dores e faz tratamento intensivo. Na meia, Beto também foi poupado de alguns trabalhos, mas o treinador garante que ele vai para o jogo. Na zaga, João Paulo entra no lugar de Gustavo, suspenso.
É bom lembrar que o Paraná pode conquistar a vaga na Libertadores mesmo se for derrotado. Para isso, basta o Vasco perder para o Figueirense, em Santa Catarina.
São Paulo
O São Paulo chega a Curitiba como o Campeão Brasileiro de 2006 e cheio desfalques. Apesar disso, o técnico Muricy Ramalho disse, durante entrevistas nesta semana, que não irá "amolecer" para o Paraná e o time vai manter a seriedade.
"Não estamos de brincadeira. Vamos com o que temos de melhor. Tentaremos vencer o jogo, eu quero ganhar sempre. E a vontade dos que vão entrar é muito grande, eles estão voando, com muita vontade, querem aparecer", disse ao GloboEsporte.com.
Os desfalques serão: Fabão e Danilo, negociados com o Kashima (Japão), Rogério Ceni e Mineiro, que não tiveram férias no meio do ano, Josué e Júnior, com problemas físicos, Ilsinho e Miranda, suspensos. Aloísio e Leandro seguem no Departamento Médico.
Paraná x São Paulo 03/12/2006, às 16h
Local: Estádio Durival de Brito, em Curitiba-PRÁrbitro: Alício Pena Júnior (MG)Auxiliares: Marco Antônio Gomes (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
São Paulo - Bosco, Alex Silva, André Dias e Edcarlos; Souza, Ramalho, Richarlyson, Rodrigo Fabri e Lúcio; Alex Dias e Thiago. Técnico: Muricy Ramalho
Paraná - Flávio, Peter, Emerson, Edmílson e Alex (Eltinho); Pierre, Batista, Serginho (Beto) e Sandro; Cristiano e Leonardo. Técnico: Caio Júnior
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião