Daqui a 55 dias, quando retornar ao Brasil, o paranaense Juraci Moreira espera ter garantido sua vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2007. O triatleta embarca hoje para uma série de seletivas válidas para os Jogos do Rio de Janeiro.
A maratona inclui cinco provas em cinco países, de três continentes. Quatros delas pertencem ao calendário da Copa do Mundo principal circuito internacional da modalidade, perdendo apenas para o Mundial , como a primeira, marcada para o dia 13, na Hungria. Após a disputa, o paranaense e os demais atletas brasileiros da seleção permanente se concentram em Portugal, no mesmo local onde afinaram a preparação para a Olimpíada de Atenas, em 2004.
Na seqüência, a etapa será na Suíça, em prova válida pelo Mundial da modalidade, dia 3 de novembro. O caminho para chegar ao Pan passará ainda pela Alemanha (10/9), China (24/9) e México (05/10). "Minha intenção é tentar acumular pontos suficientes para nem precisar competir em Cancun", planeja.
Juraci é o segundo na classificação rumo aos Jogos de 2007, após duas provas disputadas. Foi quinto na seletiva brasileira e 19.º no México. O primeiro é Virgílio de Castilhos. "Posso não ter começado como gostaria, mas é possível fazer dois descartes na pontuação final e essas provas internacionais valem muito. Me considero um dos favoritos", afirma.
De acordo com Juraci, as próximas disputas classificatórias têm a natação o ponto forte. "São provas parecidas nesse aspecto. Se você nadar mal, a prova acaba. Mas treinei muito e minha natação está boa", avalia.
Juraci Moreira divide sua preparação entre Curitiba e Brasília, onde mora o seu técnico Leandro Macedo, com quem começou a trabalhar neste ano.
Outra mudança na carreira foi passar a competir por Blumenau. "A questão é simplesmente financeira. Aqui (em Curitiba) havia muitos problemas com a Lei de Incentivo ao Esporte", comentou.
O Brasil será representado por três homens e três mulheres no triatlo do Pan. A equipe feminina tem tudo para repetir a mesma formação de Atenas, com Mariana Ohata, Sandra Soldan e Carla Moreno, que no último domingo venceu uma etapa em Caiobá, como prova de treinamento. Entre os homens, além de Juraci e Virgílio de Castilhos, Paulo Miyasiro e Antônio Márcio são fortes concorrentes.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião