A vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, neste domingo, no Alfredo Jaconi, foi comemorada como um título pelos jogadores do Juventude. Além de ficar mais próximo do sonho de conquistar uma vaga na Copa Sul-americana, o time, que chegou a 46 pontos na tabela, se livrou definitivamente do risco de rebaixamento no Brasileirão.
O Juventude partiu para o ataque desde o começo do jogo. Aos três minutos, Márcio Azevedo arriscou de fora da área e a bola passou rente à trave direita de Diego Cavalieri. O Palmeiras devolveu o susto aos 7, quando Enílton recebeu lançamento no meio, encobriu o goleiro André e, livre de marcação, cabeceou para fora.
Embora melhor no jogo, o time da casa ficou em desvantagem aos 15 minutos. A defesa se atrapalhou e a bola sobrou para Enílton. Ele chutou em cima do goleiro, mas o zagueiro Antônio Carlos tocou a mão na bola e o juiz marcou pênalti. Juninho cobrou e fez 1 a 0 para o Verdão.
Depois do gol, o Palmeiras se fechou na defesa e só voltou a ameaçar aos 30 minutos. Marcio Careca chegou livre na entrada da área, mas o goleiro André saiu bem do gol e ficou com a bola.
Curiosamente, o gol de empate veio numa cabeçada de Marcel, jogador do Palmeiras que está emprestado ao Juventude. Num cruzamento da direita, o meia subiu mais que a zaga palmeirense e deixou tudo igual.
O segundo tempo começou marcado pelo fraco nível técnico. As duas equipes pareciam satisfeitas com o empate e evitavam se arriscar. A bola mal saia do meio-campo e, quando isso acontecia, a solução para frear o adversário era cometer falta.
Aos 28 minutos, no entanto, o Palmeiras despertou para o jogo e conseguiu ficar novamente em vantagem com gol de Dininho, de cabeça, após cobrança de escanteio da direita. A fatura parecia decidida. Mas aos 36, o juventude tornou a empatar e reacendeu as esperanças de sua torcida. No último minuto, Christian cobrou uma falta e virou uma partida que parecia perdida, e garantiu o Juventude na série A em 2007.
JUVENTUDE 3 x 2 PALMEIRAS
Estádio: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)Data: 19/11/2006, domingoHorário: 16h (de Brasília)Árbitro: Luiz Alberto Sardinha Bites (GO)Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)Cartões amarelos: Marcinho Guerreiro, Paulo Baier, Valdívia e Francis (Palmeiras); Antônio Carlos e Wellington (Juventude)Gols: Juninho (de pênalti), aos 15, e Marcel, aos 43 minutos do primeiro tempo; Dininho, aos 28, Bruno aos 36, e Christian aos 44 minutos do segundo tempo
JUVENTUDE - André, Igor, Fabrício (Cristiano) e Antônio Carlos; Wellington (Raulen), Camazzola, Lauro, Marcel e Márcio Azevedo; Alexandre (Bruno) e Christian. Técnico: Ivo Wortmann
PALMEIRAS - Diego Cavalieri; Paulo Baier, Nen, Dininho e Márcio Careca; Francis, Marcinho Guerreiro, Valdívia (Marcelo Costa) e Juninho (Marcinho); Rosembrick (Wendel) e Enílton. Técnico: Jair Picerni