Com movimentos hábeis, a lenda do xadrezGarry Kasparov tomou a dianteira contra o rival de longa data Anatoly Karpov na primeira de doze partidas de seu reencontro em Valência, na Espanha, nesta terça-feira.
Kasparov venceu as duas partidas de uma hora contra um Karpov esperto, mas lento. As duas lendas do xadrez reacenderam uma das maiores rivalidades da história da modalidade nesta semana ao reeditar a clássica disputa do campeonato mundial de 1984.
Uma plateia de cerca de 150 pessoas assistiu ao tenso duelo dos dois grandes mestres russos, tidos por muitos como os maiores enxadristas de todos os tempos.
O embate de 25 anos atrás terminou em polêmica e sem um vencedor claro quando a Federação Mundial de Xadrez subitamente cancelou a partida após cinco meses de jogo, citando preocupações de saúde com os dois jogadores, ambos representando a extinta União Soviética.
Kasparov, que hoje é um político e crítico feroz do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, disse que a partida foi suspensa para poupar Karpov da derrota --e de um colapso nervoso--, já que a partida se tornou um símbolo das forças opostas na União Soviética. Karpov era querido pelo establishment russo.
Um ano depois, quando o campeonato mundial foi retomado, Kasparov tomou a coroa de Karpov.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião