O título mundial de surfe mais uma vez foi decidido no Brasil. O americano Kelly Slater conquistou sua sétima coroa nesta terça-feira, na Praia da Vila, em Imbituba (SC), após o havaiano Andy Irons, único que poderia lhe roubar a taça, ser eliminado pelo australiano Nathan Hedge nas quartas-de-final.
Slater já havia sido campeão no Brasil em 1992, quando conseguiu seu primeiro título. Além dele, Mark Occhilupo, Sunny Garcia e o próprio Andy Irons já haviam se sagrado campeões em águas brasileiras. Slater venceu o WCT em 1992, 94, 95, 96, 97 e 98.
Eliminado pelo sul-africano Travis Logie nas oitavas-de-final, só restou a Slater torcer contra Irons, que precisava chegar no mínimo nas semifinais para levar a disputa do título para a última etapa, no Havaí, em dezembro. O havaiano avançou até as quartas, mas perdeu para Hedge na bateria mais disputada do evento por 17,70 a 16,80 pontos. Na área reservada aos competidores, Slater comemorou muito e não segurou as lágrimas.
- Minha garganta quase explodiu. Pensei em muitas coisas e não conseguia acreditar no que acontecia. Não vejo a hora de chegar em casa e falar com a minha família - disse Slater, ainda chorando, ao Sportv.
O americano agradeceu à torcida brasileira, que lotou a praia e vibrou muito com as manobras de Nathan Hedge, e também ao australiano.
- A torcida aqui é muito forte, me faz sentir em casa. Me sinto quase brasileiro. Hedge me disse antes da bateria que ia vencer e que eu ficaria com o título. Agradeço muito a ele - completou Slater.
Dois brasileiros continuam na disputa em Imbituba. O carioca Raoni Monteiro passou pelo australiano Mick Fanning nas oitavas e eliminou outro australiano, Kirk Flintoff, nas quartas para garantir vaga nas semifinais. Este é o melhor resultado da carreira de Raoni em duas temporadas de WCT.
O cabofriense Victor Ribas derrotou o australiano Phillip MacDonald nas oitavas e bateu outro aussie, Joel Parkinson, nas quartas para chegar nas semifinais também.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais