• Carregando...

O Keltek/ São José do Pinhais está a três jogos de um feito inédito no basquete masculino paranaense. Quando a bola for jogada para o alto hoje, às 20 horas, no Ginásio Ney Braga, o time da região metropolitana de Curitiba iniciará a disputa das quartas-de-final da Nossa Liga contra o Casa Branca (SP). Caso vença o duelo melhor-de-cinco, se tornará a primeira equipe masculina adulta do estado a chegar em uma semifinal nacional.

Seis times paranaenses alcançaram o mesmo estágio, mas nenhum conseguiu passar adiante (veja tabela ao lado). O próprio Keltek, no ano passado, chegou às quartas-de-final do Campeonato Brasileiro, mas perdeu por 3 a 0 para a Telemar. Antes, Londrina (97/99/00/03) e Ponta Grossa (97) já haviam fracassado na mesma fase.

A composição do playoff, que termina assim que um time chegar a três vitórias, favorece os paranaenses. Na teoria, o Casa Branca leva a vantagem de jogar três partidas em casa por ter vencido o seu grupo na segunda fase, e ter entrado direto nas quartas. O Keltek, que foi o segundo do mesmo grupo e teve de jogar as oitavas-de-final, atua em desvantagem (fará apenas dois jogos em casa).

Neste caso, o normal seria que se realizasse um jogo em São Paulo, dois no Paraná e os dois últimos em São Paulo. Porém, para conter despesas, as duas primeiras partidas serão em São José dos Pinhais, na casa do Keltek. Por isso, a equipe paranaense apostará no retrospecto quando conta com o apoio da torcida para passar a pressão ao adversário.

"O sistema nos favoreceu. Dentro de casa nós crescemos muito. Agora, o que temos de fazer é vencer as duas e colocar a corda no pescoço dos caras. Se conseguirmos isso, é difícil que percamos os outros três jogos seguidos", afirma o técnico Emerson de Souza.

Até aqui, o Keltek jogou 14 partidas pela Nossa Liga no Ginásio Ney Braga e só perdeu uma, justamente para o Casa Branca. "Agora é outro jogo. Aquela partida foi atípica, nada deu certo, não dá para levar em consideração. O playoff é um outro campeonato. E agora o que está em jogo é todo o nosso trabalho. Ninguém imaginava que iríamos chegar aqui, mas é onde estamos agora", afirma Jefferson, o terceiro cestinha da Liga.

Os ingressos para São José/ Keltek x Casa Branca, às 20 horas, no Ginásio Ney Braga, custam R$ 2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]