A cidade de Curitiba pode ser o novo lar da Keltek, equipe profissional de basquete masculino de São José dos Pinhais. O time, terceiro colocado na última temporada da Nossa Liga de Basquete – competição nacional promovida por Oscar Schmidt, paralela ao Brasileiro – declarou encerramento das atividades após o fim da parceria entre o empresário peruano Manuel Cevallos, que dava o nome Keltek ao clube, e a Secretaria de Esporte e Lazer de São José dos Pinhais.

CARREGANDO :)

A possibilidade de que o time atue na capital paranaense foi admitida pelo diretor de esportes da Prefeitura de Curitiba, Hélio Pereira Cury. "Fomos procurados por pessoas ligadas ao Keltek, mas não passou de uma sondagem até agora. O secretário Raul Plassmann se colocou à disposição para discutir essa possibilidade de apoio da prefeitura ao time, e creio que na próxima semana possamos ter novidades", afirmou Cury. Ainda segundo o diretor, uma parceria com o que restou do Keltek também depende da discussão de custos e do orçamento da Secretaria de Esportes da capital.

Uma pessoa ligada ao Keltek de São José dos Pinhais, mas que prefere não se identificar, também confirmou que existe o interesse dos jogadores e da comissão técnica em disputar a próxima liga por Curitiba. "Ficamos chateados com o fim da equipe em São José, mas queremos continuar juntos, agora atuando por Curitiba. Estamos buscando apoios para tornar esse projeto viável", comentou a fonte.

Publicidade

Procurado pela reportagem para comentar o fim do time em São José dos Pinhais, o secretário de esportes da cidade, Amarildo Ramos da Rosa não foi encontrado. Segundo assessores, ele estaria em uma reunião. O empresário peruano Manuel Cevallos também não foi encontrado, pois está em viagem aos Estados Unidos.

Fim do Keltek

A decisão de pôr fim ao Keltek/São José dos Pinhais aconteceu no dia 1.º de novembro, segundo nota divulgada a imprensa pela Federação Paranaense de Basquete (FPRB), mas foi divulgada apenas nesta segunda-feira (6). O fim da equipe teria partido do patrocinador, o empresário Manuel Cevallos, que mantinha a parceria com a Secretaria de Esportes de São José dos Pinhais desde 2004.

De lá para cá, o clube conquistou dois campeonatos estaduais e conseguiu um feito inédito para o basquete paranaense, ao figurar entre os três melhores times do Brasil na última Nossa Liga. Esta é a segunda vez que a cidade da região metropolitana de Curitiba perde uma equipe competitiva de basquete. A primeira aconteceu há cinco anos, quando o time profissional feminino, o Paraná Basquete, era coordenado pela ex-jogadora Hortência. Entre 1999 e 2001 o time feminino de São José dos Pinhais disputou o nacional pela cidade, conquistando o título em 2000.

Publicidade